Instituído em 1922, por meio da Lei nº 4.625, o Imposto de Renda (IR) no Brasil completará, em 31 de dezembro, 100 anos de história. Para celebrar o marco, a Associação Paulista de Estudos Tributários (APET) laçou nessa quinta-feira, dia 17 de novembro, o livro “100 anos do Imposto Sobre a Renda no Brasil (1922-2022)”, obra que reúne renomados autores e tributaristas.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, prestigiou a cerimônia de lançamento e representeou a entidade no ato solene.
O evento encerrou o primeiro dia do XX Simpósio de Direito Tributário da APET, que vai até esta sexta-feira (18), com a participação de ilustres advogados tributaristas com atuação no cenário jurídico do País e participação do presidente de honra o Professor Ives Gandra da Silva Martins, que escreveu o prefácio do livro e destacou em suas linhas “a qualidade dos autores presente na obre, a excelência dos trabalhos e a abrangente visão que oferece de todos os aspectos da história do tributo”.
Já para Everardo Maciel, que fez a apresentação do livro, “em relação ao imposto de renda brasileiro, a obra tem índole enciclopédica, pois nela se exploram elementos históricos e contemporâneos, questões gerais e específicas, temas abstratos e concretos, nas mais diferentes perspectivas, como é próprio do debate intelectual”.
A obra é uma coordenação do presidente da APET, Marcelo Magalhães Peixoto, e do coordenador científico do XX Simpósio de Direito Tributário da APET Alexandre Evaristo Pinto.