O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP realizou, nesta quinta-feira, 7 de novembro, atividades simultâneas na sede social e na Universidade de Santo Amaro – Unisa.
A primeira, promovida pelo Grupo de IFRS e Gestão Contábil da Entidade, abordou com os profissionais contábeis o tema “Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins”, em palestra promovida no Sindicato. Já a segunda, que aconteceu em Santo Amaro, explicou aos estudantes o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped e as suas ramificações. O evento fez parte da Semana de Estudos dos cursos de Ciências Contábeis e Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Unisa.
ICMS
A palestra, realizada na sede social do Sindcont-SP, reuniu cerca de 150 pessoas e foi explanada pelos seguintes profissionais: Joubert Jerônimo, Paulo Proença, Susma Cavalcante e Marcos Couto que, em suas apresentações, detalharam sobre cálculo da exclusão, retificações sobre as obrigações acessórias, registros contábeis – DRE e retrospectivo, regimes cumulativo e não-cumulativo, questões polêmicas e possíveis ingressos de ações. A atividade foi mediada pela diretora Marina Kazue Tanoue Suzuki.
Ao comentar sobre a decisão do STF, na qual prevaleceu o entendimento que o ICMS não é receita própria do contribuinte e não integra o seu patrimônio, os especialistas comentaram que, “nesse caso, a modulação dos efeitos do acórdão sobre expurgar o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins será analisada pelo corte no dia 5 de dezembro e, até lá, as organizações que queiram compensar nos últimos cinco anos poderão ingressar com ação judicial”.
Semana de Estudos
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a aproximação com o mercado de trabalho, trazendo profissionais renomados e representantes dos órgãos de classe, o evento, realizado pela Universidade de Santo Amaro – Unisa, contou, nesta edição, com a participação do Sindcont-SP que, no dia 7 de novembro, promoveu um debate sobre o “Sistema de Escrituração Digital – ICMS e IPI – EFD-ICMS/IPI”, ministrado por Josefina do Nascimento Pinto, que é Técnica Contábil, bacharel em Direito e especialista em Direito Tributário e em Finanças empresariais com ênfase em Inteligência Tributária. A ação contou ainda com as participações de Ericsson Costa, especialista em Sistemas e Tecnologia da Informação, e do diretor Cultural da Entidade, Claudinei Tonon.
“Foi muito proveitoso, motivador e de fundamental importância, principalmente pela participação do Sindcont-SP em apresentar seus trabalhos em defesa da categoria e do apoio em atividades como essa para os futuros profissionais contábeis”, citou a estudante do segundo semestre do curso de Ciências Contábeis da Unisa, Ana Castilho.
A Semana de Estudos dos cursos de Ciências Contábeis e Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Unisa contou com a participação de alunos, professores e coordenadores dos cursos.