Na última semana de maio, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP promoveu o 49º, 50º e 51º Encontros de Profissionais e Acadêmicos da Contabilidade-Epacs, em conjunto com as Universidades Anhembi Morumbi e São Judas Tadeu.
Os eventos contaram com palestras de renomados profissionais da área, workshops práticos e mesas redondas. “Foi uma oportunidade única para a troca de conhecimento e experiências entre os participantes, o que contribuiu para o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais da Contabilidade em São Paulo e em todo o Brasil”, explicou o presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, anfitrião dos eventos.
A presença massiva de estudantes e profissionais do setor reforçou a relevância dos eventos para a comunidade contábil, demonstrando a importância de iniciativas como essa para a valorização e atualização constante dos profissionais da Contabilidade.
49º, 50º Epacs
Tudo começou na manhã do dia 28 de maio, com o especialista Nabil Mourad tratando do tema “Desafios e riscos globais: Capacitação de Consultor Contábil e Financeiro”. O evento, do 49º Epac, foi exibido pelo Canal do YouTube do Ecossistema Ânima.
Na ocasião, Nabil explicou aos estudantes da Anhembi Morumbi e demais participantes da sala virtual que a capacitação de consultores contábeis desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de qualidade aos clientes.
Segundo ele, profissionais capacitados podem oferecer orientação especializada, análise precisa e soluções eficazes para questões complexas relacionadas a Contabilidade e finanças. “Ademais, a constante atualização e aquisição de novos conhecimentos permitem que os consultores atendam às demandas do mercado em constante evolução e ofereçam um serviço de alto nível. Investir na formação contínua é essencial para garantir a excelência dos serviços prestados e a satisfação dos clientes, bem como continuar em um mercado em constante mutação”, afirmou o palestrante.
Ainda na noite do dia 28 de maio foi realizado o 50º Epac, em paralelo ao V Congresso de Gestão e Negócios, do Ecossistema Ânima. O encontro ficou marcado por uma reunião do Grupo de Tributos e Obrigações do Sindcont-SP, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu.
Os palestrantes foram Josefina Nascimento, Dulcinéia Santos e Ailton Barboni que abordaram o tema “Reforma Tributária”. A atividade foi coordenada pelos professores Marcello Cavacalo e Ricardo Brandão, bem como pelos especialistas da Casa do Saber Contábil, Marina Suzuki e Milton Medeiros, diretores de Educação Continuada e de Finanças da Entidade, respectivamente.
Na oportunidade, foi explanado que os contadores devem estar sempre atualizados sobre as mudanças na legislação tributária e buscar capacitação constante para lidar com as transformações no sistema fiscal.
Ficou explícito durante a atividade que a reforma tributária apresentada não traz apenas obstáculos, mas também oportunidades para os contadores. Isso porque, atualmente, é comum a Contabilidade ser encarada como uma despesa em vez de um investimento. No entanto, devido ao impacto significativo da vasta mudança que a reforma trará, os contadores, atuando como parceiros estratégicos dos empresários, pode alterar essa percepção.
51º Epac
Fechando o ciclo de Epacs com chave de ouro, a 51ª edição, que ocorreu no dia 29 de maio [quarta-feira] se deu através de um encontro do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis-CEDFC, fundado em 1945 pelo Sindcont-SP e voltado para a evolução e aprimoramento constante das práticas fiscais e contábeis. “É fundamental que profissionais da área, estudantes e interessados neste campo tenham acesso a um ambiente dedicado à discussão e análise de questões relevantes. E esse Centro, em particular, oferece a oportunidade de intercâmbio de conhecimento, atualização sobre legislações vigentes e reflexão sobre as melhores práticas a serem adotadas”, explicou Denis de Mendonça, presidente do CEDFC.
É por meio desses espaços de estudos e debates que se fomenta o desenvolvimento do setor, contribuindo para a promoção de uma atuação cada vez mais qualificada e alinhada com as exigências do mercado e da sociedade em geral.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações