Em comemoração aos 73 anos de fundação do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis-CEDFC, no dia 21 de setembro, véspera do Dia do Contador, em homenagem a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP encerrou a 11ª edição da Semana Paulista da Contabilidade – SPC com muitas surpresas e emoções. E não era para menos, visto que quem acompanhou sabe que o evento somou, em sete dias ininterruptos, muitas atividades de educação continuada, debates, atualização profissional, networking e homenagens a personalidades ilustres da classe.
A mesa solene foi formada, pelos presidentes: Geraldo Carlos Lima, do Sindcont-SP; Márcio Augusto Dias Longo, do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC; José Vanderlei Masson, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp e Francisco Montóia Rocha, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, Gestão 2002 e 2003, que representou os presidentes de gestões anteriores dos Centros de Estudos. Na ocasião, José Heleno Mariano representou o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Dagoberto Silveira da Silva, enquanto Sergio Prado de Mello, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Gildo Freire de Araújo.
Outra personalidade na mesa foi a vereadora Edir Sales. Estavam presentes ainda à Casa do Saber Contábil Carla Álvares Chiomento, vice-presidente Financeira da Aescon-SP, representando o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, Carlos Alberto Baptistão; e muitas outras figuras ilustres da classe contábil.
Em seu pronunciamento, a vereadora Edir Sales destacou o quanto é gratificante participar do encerramento de um evento como este: “Estou muito feliz de aqui estar. Ao longo de mais de dez décadas consecutivas, a Semana Paulista da Contabilidade vem se mostrando como uma oportunidade ímpar de atualização e de encontrarmos pessoas com os objetivos comuns aos nossos”.
O hino nacional, marca registrada de todos os encontros da Casa do Saber Contábil, foi tocado pelo Coral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que completará, em novembro próximo, 21 anos, e nesse tempo, marcou território nos quatro cantos da cidade, sendo que suas apresentações são requisitadas por diversas instituições, inclusive de outros municípios.
Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini
Outra atração da noite foi a entrega da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini. Importante ressaltar que a honraria, desde 2007, faz parte das comemorações do aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, sendo que seu maior propósito é agraciar associados [ou não] que contribuem direta ou indiretamente para o fortalecimento e enaltecimento do CEDFC, que neste ano festeja seus 73 anos, um ancião com ares de menino, nas palavras de seu comandante atual, Márcio Dias Longo: “Super atualizada, as reuniões do Centro vêm prestando apoio a contadores de todo o Brasil, possibilidade essa que ganhou força com a virtualização das nossas atividades. Hoje, vários colegas já têm em mente que se há alguma dúvida ou problema em questão, o espaço é um lugar mais do que adequado para saná-los”.
E, no momento mais aguardado da noite, o contador e ex-presidente do CEDFC, Aparecido Diniz de Moraes um dos “guerreiros do Sindicato”, nas palavras de Geraldo Carlos Lima, recebeu a honrosa medalha, das mãos do presidente da Casa. Nas palavras de Diniz, receber essa condecoração foi uma surpresa muito grande – e também um motivo de muita felicidade, já que “se é bom trabalhar para a Casa, melhor ainda é ser reconhecido por esse trabalho”.
Fator Surpresa
A contadora Marly Momesso, que no ato fazia a função de mestre de cerimônia do evento, foi surpreendida com o anúncio do presidente Geraldo de que ela também seria agraciada com a Medalha Luiz Fernando Mussolini, o que lhe causou muita surpresa e, ao mesmo tempo, comoção, que se estendeu aos seus familiares, presentes ao evento. Assim, em suas palavras, Marly Momesso, a mulher que se destacou nas reuniões do CEDFC de São Bernardo do Campo e agora ocupa o cargo de diretora suplente da Entidade, disse: “Eu, particularmente, queria muito essa medalha e hoje conquisto esse sonho. Sem dúvida, a melhor parte de participar das atividades do Sindcont-SP é a recompensa, não só do ponto de vista material, como o recebimento dessa premiação, mas, principalmente, a de nunca ficar na ‘zona de conforto’, visto que estamos falando de uma Entidade que há 103 anos trabalha testando o raciocínio, estimulando a inteligência e requerendo criatividade de uma forma inédita”.
Os participantes do evento também puderam contar com os depoimentos de Francisco Montoia, que representou ex-presidentes da Casa: “Eu me formei em Ciências Contábeis em 1985 e assim que recebi meu diploma de graduação, já me filiei. São 37 anos de atuação na Casa do Saber Contábil, uma organização profissional, educacional e social que desempenha papel importante de representatividade jurídica, administrativa e política em favor dos contadores de todo o Brasil, fortalecendo assim a classe”.
Título Contabilista Honoris Causa
Outra surpresa da noite foi a outorga do Título “Contabilista Honoris Causa” à vereadora Edir Sales o que causou à parlamentar grande comoção. De acordo com Geraldo Lima, Edir Sales foi contemplada com a honraria graças a sua efetiva contribuição à categoria.
Então, Geraldo Lima descerrou o quadro na galeria histórica da Casa, contando um pouco da história dessa pessoa multitasking [multitarefa], uma característica vista como positiva por muitos no mercado dos números. Mas, conforme explicou Geraldo: “fazer várias coisas ao mesmo tempo está sendo associado a uma alta produtividade, mas é importante verificar a qualidade dos resultados apresentados, e não a quantidade. E a Edir Sales, em matéria de contribuição para a Contabilidade, vem fazendo muito, tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo”.
Tomada de grande alegria, Edir Sales não conseguiu segurar as lágrimas, o que acabou contagiando a muitos na plateia. “Tudo o que eu tenho na vida eu devo à Contabilidade, profissão essa que exerço até hoje com muito carinho e dedicação, porque a Ciência Contábil ela está no nosso dia a dia. Vocês não podem imaginar o quanto me emociona receber esse prêmio, e a diferença que isso fará na minha vida. Ver a minha foto nessa galeria histórica é ainda um estímulo maior para eu continuar a lutar ainda mais pela vitória e progresso da Contabilidade. Muito obrigada a todos, muito obrigada Casa do Saber Contábil”.
Por fim, Lima fez um balanço do que foi a 11ª SPC, que tratou o lema “Desafios e Tendências na Contabilidade e Auditoria”: “Caros colegas, vivenciamos mais uma noite de muito aprendizado e troca de informações, com belíssimas homenagens e palestras formidáveis. Agradecemos a todos pela presença e por estarem conosco em mais essa celebração e na 11ª Semana Paulista da Contabilidade. Obrigado também aos nossos parceiros: BDO Brazil; CROWE Macro Auditoria, Sicredi, KPMG e Instituto Paulista da Contabilidade, agradecemos pelo apoio e confiança de estarmos juntos nesse tradicional evento da contabilidade paulista”.
O presidente do Sindcont-SP também agradeceu o apoio das Entidades Contábeis Congraças da Contabilidade do Estado de São Paulo, em especial às figuras de Domingos Orestes Chiomento e Ângela Zechinelli Alonso, à frente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, que “muito contribuíram para o sucesso deste evento, desde a montagem da grade de programação até a realização final”.
Na ocasião, foi celebrado ainda os aniversários do Centros de Estudos em São Bernardo do Campo (18 anos), São Caetano do Sul (5 anos); Taboão da Serra (2 anos); Diadema (3 anos); e Guarulhos (2 anos), todos os grupos mantidos pelo Sindcont-SP.
Texto: Lenilde De León e Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações