Teve início na noite desta segunda-feira (4) a 26ª edição da Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – Convecon. O evento segue até a quarta-feira (6), com diversas palestras e debates.
As atividades da noite foram abertas com uma homenagem aos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, grupo composto por: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP; Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP; Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; e Academia Paulista de Contabilidade – APC.
“Uma convenção desta magnitude traz uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional e pessoal, através das palestras e da troca de experiência com nossos pares. É fundamental investir em conhecimento para crescer profissionalmente e aqui isto fica ainda mais evidente”, destacou o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato.
Os agraciados se disseram honrados pela homenagem, agradecendo pela deferência e reconhecimento.
“Receber hoje a medalha Pedro Pedreschi me mostra que estou no caminho certo. Acredito não existir momento melhor para receber está honraria do que a 26ª Convecon”, afirmou Zulmir.
A vereadora Edir Sales também participou do evento, colocando seu gabinete à disposição dos profissionais contábeis.
De igual maneira, O deputado Itamar Borges marcou presença, lembrando sua trajetória ao lado dos contabilistas, inclusive na Frente Parlamentar do Empreendedorismo – Frepem.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, afirmou em seu discurso que ao olhar para os participantes do evento percebia que muitos não esperavam que a revolução trazida pela tecnologia fosse chegar. “Hoje precisamos contar a história que existe por trás de tantos números. Então nada substituirá a mão humana”, destacou.
A executiva, que também é contadora, narrou sua trajetória profissional, inclusive as dificuldades para chegar a novos postos, fora dos geralmente ocupados por profissionais contábeis.
A profissional abordou também a necessidade de as mulheres ocuparem espaços neste mercado. “Apenas 4,6% das empresas globais têm mulheres executivas. E muitas são herdeiras dos negócios. E temos competência para crescer e desempenhar essas funções”, salientou.
A 26ª Convecon está sendo realizada de 4 a 6 de novembro, no Expo Center Norte, com o tema “Contabilidade 4.0”. Por isso, está dividida em quatro “Trilhas de Conhecimento”, planejadas para cada área de atuação profissional, as quais são: Tecnologia e Inovação; Auditoria, Compliance e Riscos; Liderança e Ética Profissional; Negócios e Empreendedorismo Contábil.
Alguns dos temas abordados serão a Reforma Tributária; as transformações da profissão contábil na era digital; análises macroeconômicas sobre o ambiente de negócios brasileiro; Blockchain, inteligência artificial; Startups aplicadas a economia colaborativa; Impactos das tecnologias disruptivas na perícia contábil; Lei Geral de Proteção de Dados; e outros, sempre relacionados à inovação e tecnologia.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Katherine Coutinho e Everton Aguiar
Edição: Lenilde De León