Teve início na segunda-feira (28) a 30ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP. As atividades foram realizadas na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid.
O primeiro dia de palestras teve uma aula especial com o professor Nabil Ahmad Mourad sobre “IFRS Pequenas e Médias Empresas Dificuldades para aplicação”.
Na ocasião, o palestrante foi apresentado pelo diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, que já ministrou palestras sobre este tema em Epacs anteriores.
Mourad apresentou aos alunos as principais características da versão simplificada das IFRSs, voltadas aos pequenos e médios negócios. Apesar de ser menos complexa do que a versão total das normas contábeis internacionais, aplicadas às empresas de grande porte e S.As, o texto que afeta as PMEs gera muitas dúvidas entre estudantes de Ciências Contábeis.
É importante salientar que boa parte das empresas ainda não se adequou às IFRSs, preferindo concentrar seus esforços na área fiscal, que demanda atenção redobrada por conta das multas e penalidades.
Mas, ainda assim, é necessário que os profissionais da Contabilidade incentivem seus clientes a regularizarem suas informações seguindo as diretrizes destas normas.
O Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade tem por objetivo levar conhecimentos acerca da prática contábil para os estudantes da área. Desta forma, possibilitando o acesso destes alunos a informações levadas pelos profissionais que já têm anos de prática.
Logo, complementando os conhecimentos dos participantes para melhor prepará-los para o mercado de trabalho.
O 30º Epac continuará até a próxima quinta-feira (31), com diversas palestras e uma reunião especial do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP.