“Neste cenário de isolamento social no qual não podemos nos reunir para festejar o aniversário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, como tradicionalmente acontecia no dia 19 de julho, quando a Entidade completa 101 anos de existência, lutas e desafios, neste ano de 2020 a celebração será diferente”, disse o presidente da Entidade Geraldo Carlos Lima.
A comemoração da data magna do Sindcont-SP será feita por meio da transmissão de conhecimentos. Para isso, o presidente convidou os expoentes da Contabilidade brasileira, professor Eliseu Martins, Irineu de Mula e Nelson Carvalho, que, juntamente com ele, realizarão o Encontro de Eméritos da Contabilidade Paulista, no dia 20 de julho de 2020, às 18h, no canal do YouTube do Sindcont-SP.
Neste Encontro serão debatidos os caminhos da profissão, as perspectivas e cenários futuros, além da troca de informações e experiências sobre o atual momento que o País atravessa, devido à Covid-19.
Participe! Você é convidado especial da Casa do Saber Contábil para comemorar o aniversário do seu Sindicato juntos, adquirindo experiência e conhecimentos, neste grande evento com transmissão ao vivo. Acesse o canal do YouTube do Sindcont-SP.
Palestrantes:
Eliseu Martins, que é professor Emérito das duas Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – São Paulo e Ribeirão Preto (sp); ex-Diretor das duas, Parecerista e Autor na área contábil, Fundador, Membro e Convidado Emérito do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Ex-Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (duas gestões) e Ex-Diretor de Fiscalização do Banco Central.
Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, – Gestão 2020-2022; bacharel em Ciências Contábeis; Pós-graduado em Avaliações Periciais Contábeis; MBA em Auditoria Digital e Direito Tributário; Consultor Contábil; Perito Assistente Técnico em Autarquia do Governo do Estado de São Paulo; Perito Judicial e Extra Judicial. Vice-Presidente do Sindcont-SP, gestão 2017-2019; Diretor Cultural na gestão 2014/2016; Vice-diretor Cultural na gestão 2011-2013; Presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC do Sindcont-SP no ano de 2005; Membro da Associação dos Delegados da Escola Superior de Guerra – ADESG-SP; Conselheiro Fiscal da Associação Viva o Centro – Capital-SP; Membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do CRCSP; Vogal da Junta Comercial do Estado de São Paulo – JUCESP.
Irineu de Mula que é membro Academia Paulista de Contabilidade-APC, compôs a área de Auditoria até 1999, na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, empresa da qual se tornou sócio em 1975. Começou a atuar como conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP em 1984, chegando ao cargo de presidente da Entidade na gestão 1998-1999. O Acadêmico assumiu cargos representativos também em outras entidades, como presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, de 1994 a 1996, foi membro do International Auditing Practices Committee – International Federation of Accountants – IFAC, de 1992 a 1995 e 1998 a 2000, e vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade, de janeiro de 2002 a dezembro de 2005 e presidente da Academia Paulista de Contabilidade- Gestão 2015-2017 e vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo-Apejesp- Gestão 2018-2019.
Nelson Carvalho, que é doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP, onde leciona como Professor Sênior. Especialista em Litígios envolvendo questões de Contabilidade Societária e Contabilidade Internacional, Gestão de Riscos e Auditoria. Membro de Conselhos de Administração e de Comitês de Auditoria de Cias. Abertas. Ex-Membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – ABRACICON. Foi agraciado pelo CRC SP com a medalha “Hilário Franco” e pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado com o título de “Doutor Honoris Causa”. Foi Presidente do Conselho Consultivo do IASB (2005– 2008), Auditor Independente (1965-1990), Diretor da CVM (1990-1991) e do Banco Central (1991-1993).
A atividade tem o apoio institucional da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.
A mais antiga Entidade representativa dos contadores em território paulista tem investido cada vez mais em educação, inclusive a distância, há mais de um século, o que mostra o compromisso com a evolução dos tempos.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León