
Petrobras anuncia redução de 21,3% no gás de cozinha, 12,6% na gasolina e 12,8% no diesel
17 de maio de 2023
Prazo para entrega da Declaração do Microempreendedor Individual (MEI) termina em 31 de maio
18 de maio de 2023O segundo dia do 41º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac e o Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial – Realidades e Projeções”, realizados pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e a FMU – FIAM/FAAM Centro Universitário, ocorreu na terça-feira, 16 de maio, por meio do canal da Casa do Saber Contábil no YouTube.
A temática abordada foi as “Normas Contábeis para Pequenas e Médias Empresas”, explanada pelo professor e especialista em estratégia empresarial e em Contabilidade Internacional, Luciano Perrone. A condução da dinâmica dos trabalhos ficou a cargo da coordenadora do Grupo de Tributos e Obrigações e diretora de Educação Continuada, Marina Suzuki, com apoio do diretor Financeiro, Milton Medeiros, e do membro do grupo Ailton Barboni.
Abertura
Ao recepcionar os participantes e estudantes que acompanhavam os estudos da noite, Marina Suzuki agradeceu a participação de todos e falou sobre o Grupo de Tributos e Obrigações. “Reunimos semanalmente, com intuito de atualizar os profissionais e associados sobre as últimas atualizações contábeis, além de assuntos que impactam o dia a dia da classe contábil e, nessa semana, junto com a FMU, promovemos uma semana de estudos e compartilhamento de experiência, portanto, espero que aproveitem bastante”, disse ela.
Na sequência, o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, frisou novamente a sua alegria em participar dos Epacs, desde o projeto inicial, até essa edição, e ainda do sonho do consultor jurídico da entidade, Ernesto das Candeias (in memoriam), que era visitar as universidades e propor essa troca de conhecimento “essa atividade tem como objetivo atualizar vocês sobre as constantes alterações, pois os estudantes que não continuarem acompanhando as mudanças, não terão espaço e nem sucesso em suas atividades, então, esse apoio e suporte que a entidade propicia, especialmente na oferta de educação continuada, é fundamental para o aprimoramento de vocês”, frisou o líder setorial, ao convidar os estudantes a conhecerem o Sindcont-SP “aproveitem o máximo essa semana e conheçam mais o seu sindicato de classe e todo suporte oferecido”.
“A nossa premissa é defender o profissional da contabilidade e buscar sempre pela sua valorização, principalmente na educação profissional continuada, como o 41º Epac e o Congresso FMU”, lembrou Medeiros.
Representando o Centro Universitário FMU, o professor Fernando Padilha Santiago, deu as boas-vindas e falou sobre a parceria “essa integração educacional, por meio da entrega de conhecimento e muito aprendizado, está enraizada em nosso DNA e faz parte da nossa proposta de ensino, que é muito importante para todos nós”.
Palestra
Ao iniciar sua apresentação, Perrone falou da pauta desafiadora que iria abordar sobre as normas que estão em vigor para pequenas e médias empresas e dos estudos proporcionados que abrangem o tema “ nossa ideia nessa noite é prepara-los para novas pesquisas e continuidade desse assunto que é muito pertinente, a fim de apresentarmos um cenário prático, vivenciando o dia a dia, com compartilhamento de partes práticas e os desafios rotineiros”.
Entre as metodologias apresentadas, o especialista tratou sobre o panorama conceitual de IFRS no Brasil, as ações fundamentais para adequação às normas, as demonstrações contábeis exigidas e os efeitos práticos relevantes.
Segundo o docente, as IFRS não são novas, pois elas passaram a ser exigidas na Europa, no ano de 2004 e, hoje, mais de 200 países praticam o conceito, inclusive, o Brasil “estamos falando de uma nova linguagem mundial de contabilidade”.
De forma prática, Perrone expôs alguns casos práticos, seguindo um cronograma de pontuações especificos, para, após todo o processo, as organizações estarem aptas e começarem a aplicar as normas internacionais. Diante dos efeitos práticos com a declaração de conformidade, o especialista informou que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – NBC TG 1.000 (R1), NBC TG 1001, NBC TG 1002.
Ao término do encontro, foi aberto para perguntas e dúvidas dos participantes e estudantes. A vice-diretora de Educação Continuada, Ana Maria Costa, também prestigiou o evento.
O 41º Epac e Congresso Acadêmico FMU continua nessa quarta-feira (17) com uma atividade do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC). Perdeu a apresentação dessa terça-feira ou quer rever novamente? Acesse o canal do Sindcont-SP no YouTube e acompanhe todos os debates e a semana de estudos, que ocorre até o dia 19 de maio.
O evento conta com o patrocínio Bronze do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC e apoio institucional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP; Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP, Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; Auditoria Independente do Brasil – Ibracon – 5ª Seção Regional; Academia Paulista de Contabilidade – APC; e Associação Nacional de Executivos – Anefac.




