
IR: 12 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração e reta final traz acúmulo de trabalho aos contadores
25 de maio de 2023
Governo federal anuncia medidas para carros populares nesta quinta, Dia da Indústria
25 de maio de 2023Receita Federal inicia hoje a operação “Time de Várzea” na região do Brás, no centro de São Paulo, com apoio da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. O nome da operação decorre da grande quantidade de camisas de times de futebol falsificadas à venda no local.
A ação se concentra em um shopping onde foi verificada a venda por diversos estabelecimentos de mercadorias contrafeitas fruto de contrabando.
Devido ao volume de mercadorias, a expectativa de apreensão é de R$ 4 milhões em valor de mercado. O montante de tributos federais sonegados correspondente às mercadorias apreendidas é estimado em R$ 2 milhões.
A prática identificada lesa comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtrai empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.
São violados direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil, e há notória violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem a requisitos de segurança.
A ação resulta em prejuízo de milhões para o crime organizado. Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis serão representados pelo crime de contrabando e de outros afins.
A Guarda Civil Metropolitana auxilia com a preservação do perímetro do local, garantindo a segurança das diligências.
A Receita Federal permanece vigilante, utilizando seu treinamento e todas as ferramentas disponíveis para identificar ilícitos e atuar de maneira precisa nos principais pontos de distribuição de contrabando do país. Mais ações do tipo podem ser esperadas para os próximos meses.
Fonte: Receita Federal




