No dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos-MGI lançou uma nova funcionalidade no portal Gov.br. E, desde então, os usuários podem realizar buscas por voz em mais de 4.300 serviços digitais disponíveis na plataforma.
Essa nova funcionalidade visa facilitar o acesso à informação e aos serviços públicos, especialmente para pessoas com deficiência visual ou limitações motoras, que podem encontrar dificuldades ao navegar por interfaces convencionais. A busca por voz permite uma interação mais intuitiva e inclusiva com a plataforma, promovendo uma verdadeira democratização do acesso à serviços essenciais.
Ao longo de 2024, o Gov.br implementou outras funcionalidades voltadas à acessibilidade, como reconhecimento facial por comando de voz e uso da câmera traseira, beneficiando pessoas com deficiência, idosos e usuários de dispositivos antigos.
Inicialmente, a busca por voz está disponível em celulares Android e navegadores como Chrome e Edge, com previsão de expansão para dispositivos iOS e para o navegador Safari. O portal conta com mais de 162 milhões de usuários.
VLibras
Recentemente, a Secretaria de Governo Digital SGD, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal da Paraíba, aprimorou a plataforma VLibras(iOS) dentro do app. Com mais de 1.680 novos sinais e abrangendo mais de 90% dos serviços do Gov.br, o VLibras permite que pessoas surdas acessem conteúdos em língua brasileira de sinais. A iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Internacional Projeto Zero 2024, concedido em Viena, Áustria.
As atualizações refletem uma crescente preocupação com a experiência do usuário, garantindo que todos, independentemente de suas necessidades, possam utilizar os serviços oferecidos.Leia esta e outras informações do seu interesse no Mensário do Contabilista de Janeiro. Acesse o link clicando aqui.