Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo Fifa 2022, que neste ano será realizada no Catar (Oriente Médio), a partir do dia 24 de novembro, o comércio, bem como os setores de serviços, turismo, hotelaria, bares e restaurantes de todo o Brasil já estão em fase de “aquecimento” para as vendas que envolvem a principal competição de futebol do mundo. E, claro, que todo esse período de “concentração” respinga na Contabilidade.
No Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, por exemplo, os reflexos se sentirão no lazer, na vida social, no entretenimento, e nas atividades profissionais. No mês de outubro estivemos envolvidos com a 9ª edição dos Jogos Abertos dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Joconesp, onde o talento de mais de 100 atletas contabilistas foram colocados à prova, e, como resultado, eles conquistaram muitos troféus e medalhas ao vencer várias competições. A todos os participantes dos jogos os nossos cumprimentos.
Mas, como na nossa área quem ganha o campeonato é sempre o trabalho, neste momento, sugerimos aos profissionais da Contabilidade que aproveitem a onda patriótica na qual estamos envolvidos, para angariar ainda mais valor junto às empresas que atendemos, consolidando a nossa competência profissional também nesta ocasião histórica.
Outros fatores preponderantes são que a Copa do Mundo, neste ano, será realizada simultaneamente com a Black Friday; e, de forma inédita, em novembro-dezembro, o que colaborará para que as pessoas saiam de suas casas para assistir aos jogos, se divertir e consumir, o que trará um substancial aquecimentos ao comércio e aos setores correlatos.
Enquanto os corações estiverem batendo mais forte pela Seleção Canarinho, os profissionais da Contabilidade devem estar preparados para auxiliar os empresários a aumentarem as vendas e/ou as prestações de serviços nesta data tão esperada para os negócios, sejam eles físicos ou virtuais. E, para fazer uma “bela jogada em campo”, o setor contábil, o qual vai muito além de números, obrigações e burocracias, é o que mais competência tem para alavancar os resultados de empresas de qualquer porte e segmento, porque é ele que auxilia os empreendedores a lidarem, na prática, com a gestão financeira do negócio de forma segura, confiável, transparente e lucrativa.
Ademais, neste momento, é hora de nos lembrarmos da Sociedade Anônima do Futebol-SAF, proveniente de uma lei de 2021, formulada pelo senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Na prática, a Lei nº 14.193 permite que times de futebol se tornem clubes-empresas, separando o futebol da parte social e tendo agora fins lucrativos, o que difere dos tradicionais clubes. Já adotaram a SAF alguns clubes de futebol, como por exemplo: Cruzeiro, Botafogo, América-MG, Cuiabá, Vasco, Athletico Paranaense, Coritiba e outros.
A legislação consente que o time transformado em uma empresa privada entre no mercado financeiro para captar recursos, o que é permitido, no Brasil, somente às empresas de médio e grande porte. Com isso, agora, a sociedade anônima pode parcelar dívidas e transformar sua situação financeira em algo mais viável e possível de se controlar. Trata-se de um modelo de gestão em alta no mercado contábil, e que gerará inúmeras oportunidades de trabalho para quem se especializar no assunto.
Com a SAF será possível direcionar o negócio para atuar em um ambiente globalizado, permitindo, desagregar o futebol das outras modalidades de esporte, com prestação de contas aos acionistas e demais agentes do mercado, sob os princípios de governança e transparência.
Vamos reforçar que ter a Contabilidade em dia é determinante para minimizar as dores do empresário. Uma vez que a área está totalmente atrelada ao pagamento de tributos, e a entrada e saída de dinheiro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 20% das empresas que são abertas no Brasil, hoje, fecham suas portas logo no primeiro ano de vida. E, ainda segundo o IBGE, alguns dos fatores que comprometem o sucesso do negócio são a falta de planejamento; inexperiência do empresário no ramo que pretende atuar; e uma Contabilidade inadequada.
Com a visão de time costumeira aos profissionais da Contabilidade, esse é um cenário fantástico para atuar. Pois com nossas habilidades e conhecimentos técnicos podemos reverter o jogo e fazer com que os empreendedores tenham sucesso e lucro em suas iniciativas, dando a eles maiores chances de ganhar a competição do empreendedorismo.
Sendo assim, vamos aproveitar essa dobradinha de Copa do Mundo e Brack Friday para mostrar o nosso valor às empresas que atendemos e angariar ainda mais prestígio e respeitabilidade para o nosso trabalho.
A torcida é para que os craques da Seleção Brasileira joguem com toda a garra, apresentem um excelente futebol, e tragam o tão desejado hexa para o Brasil!
E de outro, desejamos que todos nós, os contadores, saibamos aproveitar esse excelente momento, vibrando nos jogos e acumulando ainda mais experiências para vencer esta e outras partidas que virão pela frente!
Assim, desejamos a todos muita torcida e muitos resultados positivos no futebol e na contabilidade.
Aproveite e acesse agora a edição deste mês do Mensário do Contabilista.
Geraldo Carlos Lima
Presidente