
Sindcont-SP promove nesta quarta (26) o ‘Dia da Saúde’. Participe!
24 de outubro de 2022
INSS diminui fila de acesso aos benefício
25 de outubro de 2022Os contribuintes que possuem uma residência na cidade de Jundiaí podem se cadastrar, até o dia 10 de dezembro, para receber o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) eletrônico 2023, via e-mail. A prática é adotada desde 2018 e, até o momento, mais de 25 mil pessoas estão cadastradas no sistema. Até o ano passado o número era de 16.315 contribuintes, o que representa um aumento de 56% de um ano para o outro.
“Jundiaí caminha a cada ano para se tornar uma cidade mais inteligente e sustentável. O IPTU eletrônico engloba as duas práticas, pois permite que o munícipe tenha a facilidade de ter o carnê na palma da mão, de forma rápida e segura, além de reduzir a emissão de papéis”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O cadastro é simples e rápido. O munícipe tem, ainda, a facilidade de acessar as páginas dos bancos Itaú, Bradesco e Santander diretamente pelo site da Prefeitura para efetuar o pagamento, inclusive pela modalidade PIX. Vale dizer que o contribuinte pode imprimir a guia completa, com código de barras, para realizar o pagamento pessoalmente em uma das agências bancárias e lotéricas autorizadas.
O IPTU eletrônico foi instituído no Código Tributário do Município e regulamentado pelo Decreto 27.251/17. Jundiaí conta com cerca de 180 mil contribuintes de IPTU. O tributo, para quem não se cadastrar, será entregue pelos Correios a partir da segunda quinzena de janeiro de 2023 e o calendário de pagamentos se inicia em fevereiro.
Mais facilidades com o APP Meu IPTU e PIX
A Prefeitura também disponibiliza no APP Jundiaí o ícone “Meu IPTU”, para que o contribuinte acesse todos os serviços relacionados ao tributo de forma on-line, num único local.
O PIX, modalidade de pagamento instantâneo brasileiro, é uma opção para acertar as contas desde o IPTU 2022. O serviço pode ser acessado por meio da página do IPTU no site da Prefeitura. Após a inclusão dos dados, o contribuinte tem acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas está o botão do Pix.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí




