
Contabilização dos créditos de carbono e a importância dos profissionais contábeis nesse processo
12 de julho de 2022
CCJ aprova limite para penhora de faturamento para pagamento de débito trabalhista
13 de julho de 2022Corte visa aplicar lei que devolve aos consumidores valores de impostos cobrados a mais
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta 3ª feira (12.jul.2022), a redução das tarifas de 10 distribuidoras de energia. Eis o impacto médio a ser percebido pelos consumidores na conta de luz:
Neoenergia Pernambuco: -4,07%;
Neoenergia Coelba: -0,5%;
Cosern: -1,54%;
CPFL Paulista: -2,44%;
CPFL Santa Cruz: -2,32%;
Energisa Borborema: -5,26%;
Enel Ceará: -3,01%;
Sulgipe: -4,88%;
Energisa Sergipe: -4,47%;
Enel Rio: -4,22%
O corte se dá por causa da lei que devolve aos consumidores o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado em excesso. O imposto estava na base de cálculo do PIS/Cofins, um tributo federal. O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a dupla cobrança inconstitucional e converteu os valores cobrados a mais em crédito tributário. Depois, o Congresso aprovou o projeto para que os valores cobrados a mais fossem devolvidos aos consumidores na conta de luz. Era uma forma de reduzir as tarifas, que haviam tido aumento de até 24%. A revisão tarifária da Aneel é anunciada duas semanas depois da publicação da lei.
“A lei fala literalmente que esses créditos devem ser destinados integralmente em prol da modicidade tarifária e também, da forma que entendemos exposta na lei, a forma de devolução desses créditos de titularidade dos consumidores será por cálculo tarifário e não individualizada por CPF”, disse o subprocurador-geral da Aneel, Eduardo Ramalho. Mais outras 4 revisões tarifárias estavam na pauta da agência, mas não foram votadas. São: Equatorial Alagoas, Light, Energisa Mato Grosso do Sul (EMS) e Energia Mato Grosso (EMT). As duas primeiras obtiveram liminares judiciais para adiar a revisão, enquanto as outras ainda não tiveram créditos habilitados pela Receita Federal.
Fonte: Poder360




