Desde o início de 2020 tive a oportunidade e a honra de exercer a Presidência do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, sendo esta a primeira gestão pós-centenário, da primeira Entidade contábil do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil.
Agora, com 103 anos de existência e atuação, o nosso Sindicato continua trabalhando fortemente empenhado em oferecer condições técnicas e serviços diferenciados aos profissionais contábeis que compõem a nossa base territorial em vinte cidades.
A missão da diretoria que me acompanhou nesses três anos foi dar manutenção e fortalecer nossa Entidade, mesmo diante do terrível fenômeno da pandemia da Covid-19, que eclodiu no início de nossa gestão, em 2020, forçando nossa Entidade e todo o mundo a uma nova mudança de rumo. Apesar de todos os obstáculos humanos e tecnológicos conseguimos intensificar nossas ações de fornecimento de informações e educação continuada junto ao profissionais representados, o que trouxe reflexos positivos à imagem de nossa profissão junto aos gestores e ao poder público, bem como à sociedade em geral. Além de dar continuidade e ampliar os benefícios oferecidos aos associados.
Com os esforços e compreensão de todos, inclusive dos nossos associados, conseguimos superar os desafios e vencer a batalha, e como resultado temos muito a apresentar.
Primeiramente, mantivemos o nosso propósito e, estimulados a desenvolver a capacidade de atuação e gestão do contador do século XXI, elevamos o Sindcont-SP ao patamar de “Casa do Saber Contábil”. Isso, graças às constantes atividades de grupos temáticos, consultorias, cursos, eventos, palestras e muitas outras atividades de cunho intelectual. Com isso, firmamos o Sindcont-SP como referência de capacitação profissional junto aos profissionais e empresários do setor de norte a sul do Brasil e inclusive em países de língua Portuguesa.
E o que podemos constatar, nesse último triênio, frente à diretoria do Sindcont-SP, é que as nossas ideias saíram do papel e deram lugar a muita evolução. Primeiro por conta do próprio avanço da área contábil, que finalmente deixou de lado a cultura do ‘carimbo e papel’. Hoje contamos com abertura de empresas mais rápido e transações comerciais facilitadas, o que se configura na diminuição do custo e tempo para empresas, com reflexos positivos para os profissionais da área contábil.
No âmbito interno, nossa evolução é notável: hoje oferecemos aos associados a oportunidade de aprendizado constante e discussões profundas sobre temas da atualidade, por meio dos grupos e centros de estudos; suporte jurídico e regulatório acerca das dificuldades advindas das mudanças de normas no âmbito tributário, trabalhista, previdenciário entre outros; uma vasta lista de oportunidades de descontos em hotéis, cinemas, faculdades, empresas prestadoras de serviços, etc., além de vários eventos nas áreas da saúde, esporte e bem-estar, colaborando assim para a redução do número de absenteísmo e melhores atividades diárias dos trabalhadores.
Para alçarmos este voo, mesmo em tempos adversos, contamos com o apoio dos presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, com os quais mantivemos um real e leal congraçamento; com os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das mais renomadas instituições de ensino do Estado; com os parceiros do setor público, parlamentares e presidentes de órgãos públicos, como Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, Secretaria da Fazenda do Estado e do município de São Paulo, Receita Federal e outros, inclusive que nos auxiliaram na transmissão de informações técnicas; e também com os nossos parceiros comerciais que jamais se negaram a apoiar as nossas iniciativas.
Os propósitos alcançados nesta gestão pela Casa do Saber Contábil, sem exceção, só foram atingidos pela colaboração de todos, cada um à sua maneira: com sugestões, críticas, participação efetiva nas atividades ou através de um e-mail, telefonemas ou mensagens. Reafirmamos que, mesmo com o término dessa gestão continuaremos unidos em prol de intuitos comuns da nossa Entidade, para fazê-la sempre mais forte, mais parceira, mais expressiva e colaborativa.
Assim, agradecemos aos componentes de nossa diretoria que tiveram papel crucial no encaminhamento e desenvolvimento de nossas ações; aos funcionários do Sindcont-SP que se empenharam ao máximo para atender às nossas demandas; e a cada um dos nossos associados, que souberam ecoar a voz do setor contábil.
Despeço-me revivendo os bons momentos que passamos juntos, de alegria, descontração, companheirismo, e enfrentamento dos obstáculos, que nos fizeram mais fortalecidos. A vida é composta por ciclos e esse chegou ao fim. Deixo aqui meu agradecimento por ter tido a chance de trabalhar ao lado de pessoas incríveis como vocês e aproveito para desejar ao meu amigo, o vice-presidente Claudinei Tonon, que conduzirá a Casa do Saber Contábil nos próximos três anos uma trajetória de sucesso! Que Deus abençoe essa nova fase.
Geraldo Carlos Lima
Presidente – Gestão 2020-2022