Na noite de ontem, 02 de dezembro, aconteceu a reunião de encerramento das atividades deste ano do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC. A cerimônia virtual marcou o encerramento da diretoria do CEDFC de 2020, comandada pelo presidente José Roberto dos Anjos.
Na ocasião, os presidentes do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, José Donizete Valentina, participaram das atividades técnicas da indicação da nova diretoria para o próximo exercício.
O tradicional CEDFC completou 71 anos de troca de informações e ideias, debates e notícias referentes às leis de interesse da classe, além do networking entre os profissionais. Em mais de duas horas de interação, os diretores da gestão 2020, responderam pela última vez, com a contribuição dos presidentes do Sindcont-SP e do CRCSP, os questionamentos enviados pelos participantes da TV Sindcont-SP.
Entre as perguntas enviadas foram debatidos os assuntos: declaração de licenciamento; apresentação dos extratos bancários da empresa, mesmo com a contabilização no diário em razão de toda movimentação financeira; problemas no eSocial; Encerramento do MEI; pagamentos de despesas de contribuições para entidades de previdência privada para sócios; deduções no lucro real; empresas do Simples Nacional e depreciação de automóveis.
Nova diretoria
A nova diretoria de chapa única eleita para o ano de 2021 é composta da seguinte maneira: Aluisio Guedes Silva (Presidente); Marcio Augusto Dias Longo (Vice-Presidente); Rosane Pereira (1º Secretária); Denis de Mendonça (2º Secretário); Mitsuko Kanashiro da Costa (3º Secretária); Josimar Santos Alves (4º Secretário) e Josefina do Nascimento Pinto (Suplente). Na atuação jurídica se mantiveram os advogados: Alberto Batista da Silva Júnior; Benedito de Carvalheiro; e Henri Paganini.
José Roberto dos Anjos, presidente do CEDFC, agradeceu a oportunidade de estar à frente do Centro de Estudos e principalmente por aprender com os colegas que dividiram essa responsabilidade ao seu lado. José Roberto deixou um recado ao se despedir da bancada, “busquem a sorte, não esperem por ela”.
O presidente do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, por sua vez, agradeceu ao mandato do presidente José Roberto dos Anjos e deu aos boas vindas ao novo presidente Aluisio Guedes Silva. Lima ainda recordou sua passagem na presidência do CEDFC em 2005, destacando o empenho e a amizade dos componentes da diretoria e das demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.
“O espírito do Centro de Estudos é esse, suplantar os problemas, compartilhar conhecimentos, contribuir para a formação e atualização dos profissionais da Contabilidade. Os Associados ao Sindcont-SP são alicerce, os donos da Entidade e isso faz com que sigamos oxigenados”, assegurou o presidente do Sindcont-SP.
O participante especial da noite, José Donizete Valentina, presidente do CRCSP, ressaltou a importância da conexão das Entidades Congraçadas. “É uma alegria imensa participar do Centro de Estudos do Sindcont-SP que é uma referência quando se trata de educação profissional, é o berço do conhecimento. Em 2021 vamos estreitar ainda mais essa relação e troca de informações”, garantiu Valentina.
A Casa do Saber Contábil conta ainda com os Centros de Estudos de São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, São Caetano do Sul e Diadema, que não tiveram alteração na grade da diretoria.
Marly Momesso Oliveira – Coordenadora em São Bernardo do Campo; Lia Pereira Borba – Coordenadora em São Caetano do Sul; Edvania Araujo Ferreira Batista – Coordenadora em Taboão da Serra; e Elaine Regina de Paula Campos Gonçalves – Coordenadora em Diadema. Outra novidade apresentada na reunião é a abertura de um Centro de Estudos em Guarulhos, com a coordenação de Ricardo Watanabe.
Acompanhe esta e as demais atividades promovidas pelo Sindcont-SP canais de comunicação da Entidade!
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto e fotos: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde de León