Um bom produto, qualidade no atendimento e um bom planejamento estratégico são as chaves para alcançar sucesso no mundo dos negócios no ano que começa
Empreender e fazer uma empresa de sucesso certamente estará entre os pedidos de muita gente nesta virada de ano. Afinal, ano após ano, o Brasil bate recordes de empresas abertas: somente no primeiro quadrimestre de 2024 foram quase 1,5 milhão de empresas abertas, um aumento de 25%, em comparação com o último quadrimestre de 2023, de acordo com dados do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Porém, ao mesmo tempo, milhares de empresas fecham. No mesmo período, foi observado o fechamento de cerca de 850 mil empresas, também segundo dados do Ministério. Os motivos são muitos, tais como endividamento, escolha de produtos sem demanda no mercado, ou muita concorrência. Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham depois de cinco anos de abertas.
Um plano de negócios é fundamental
Para driblar essa estatística, é preciso, sobretudo, ter planejamento. Quem deseja ter sucesso empreendendo em 2025 deve estabelecer um plano de negócios, elaborando quais objetivos devem ser alcançados e como. Este passo é importante para minimizar os erros, sejam eles financeiros ou de gestão. O plano de ação será um guia para os negócios.
A importância da pesquisa de mercado
É no nível do planejamento que os objetivos de curto, médio e longo prazo são estabelecidos. Mas de nada adianta um bom plano sem uma pesquisa de mercado prévia. O empreendedor deve conhecer seu produto e seu público-alvo. Somente com esses dados em mãos será possível saber se o produto terá aceitação e se preencherá um vazio existente em determinado mercado.
Embora a maioria das empresas já opere completamente online, por vezes, o ponto físico ainda é imprescindível. A pesquisa de mercado também deve compreender se o produto a ser vendido encontra bom público no local determinado que servirá de ponto de vendas. Se o produto é um grande diferencial, certamente terá sucesso.
Concorrência em tempos de e-commerce
Enquanto em um ponto físico a concorrência fica concentrada, em tempos de venda online, ela fica espalhada por toda a internet. Por conta disso, é praticamente impossível estar livre de sua influência. Uma vez que isso esteja posto, o ideal é não temê-la e aprender a usá-la a favor. Afinal, é ela que forçará a melhoria contínua.
Procurando oferecer mais que a concorrência, é possível se destacar ainda mais. O diferencial pode ser, além do produto, um serviço ou um atendimento de qualidade. Conhecer o próprio ponto forte é fundamental para fazer um nome forte e ganhar reconhecimento. Por isso, não se pode poupar esforços para encontrar esse diferencial.
Atenção às obrigações legais
No mais, é preciso ter atenção com o lado financeiro e com as obrigações legais. De nada adianta a empresa estar bem se não paga seus impostos, por exemplo. Por isso, é importante contar com um contador. Caso a empresa seja MEI, constituir um contador pode ser de grande auxílio, mas não é obrigatório. Caso não seja MEI, a lei obriga a empresa a seguir um sistema de contabilidade.
Entre as obrigações, também estão aquelas com os funcionários. Além de um salário justo e um tempo de trabalho bem acordado, também é possível trabalhar na retenção e atração de talentos, através dos benefícios. Entre os principais, um bom plano de vale-alimentação para empresas serve muito bem para essa finalidade. Assim, com tudo devidamente posto, o sucesso estará muito mais perto de ser obtido.
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