A noite da última quarta-feira (23) foi de comemoração, atualização profissional e homenagens no encerramento da 10ª Semana Paulista da Contabilidade, da Casa do Saber Contábil.
As ações puderam ser acompanhadas tanto de forma presencial quanto online, para que todos conseguissem participar de forma segura, tanto associados quanto autoridades.
Novas oportunidades e atualização profissional
A primeira atividade da noite foi um painel sobre as Oportunidades da Contabilidade na retomada da Economia, que foi apresentado pelo contador e mestrando em Administração com ênfase em Finanças, professor Rodrigo Januário da Silva, da FMU.
O palestrante destacou como o índice de população vacinada tem influenciado na perspectiva econômica da população. “A progressão da vacina tem melhorado o ânimo do consumidor. Na área contábil, temos observado o surgimento de alguns projetos, gerando maior demanda de trabalho para nós, contadores”, contou.
Rodrigo ainda salientou que boa parte deste avanço se deve também aos recentes aprendizados dos profissionais da área sobre outras formas de trabalho, como a prática da Contabilidade à distância. “Sabemos hoje que podemos atender empresas onde quer que elas estejam de forma eficiente. O que amplia as nossas perspectivas de captação de novos clientes e possibilidades de trabalho”, destacou o professor.
Em sua palestra, Rodrigo Januário da Silva ainda lembrou a importância da atualização profissional constante para os contadores, mesmo em meio à pandemia. Isso porque as novidades na legislação não deixaram de acontecer nestes quase dois anos de isolamento social.
As principais delas foram a proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamentos até 2026, mecanismo que permite que as empresas paguem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta em vez de 20% sobre a folha de salários; e o Marco Legal das Startups (Lei Complementar 182/2021), que dá maior segurança jurídica para investidores que queiram apoiar novos negócios, o que pode gerar uma ampliação da capacidade de captação de recursos por parte das startups.
Celebração
Após a palestra, teve início a comemoração do 72º Aniversário do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC), bem como os aniversários dos Centros de Estudos em São Bernardo do Campo (17 anos), São Caetano do Sul (4 anos); Taboão da Serra (3 anos); Diadema (2 ano); e Guarulhos (1 ano) mantidos pela Casa do Saber Contábil.
Na ocasião, a mesa solene foi composta por Geraldo Carlos Lima, presidente da Casa do Saber Contábil; Aluisio Guedes Silva, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, Gestão 2021; João Bacci, presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, Gestão 1989 e 1999, que neste ato representou os presidentes de gestões anteriores dos Centros de Estudos; José Donizete Valentina, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp; Arnaldo Faria de Sá, Contabilista Emérito e vereador em São Paulo; Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; e Carlos Aragaki, presidente da Regional São Paulo na Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, que representou a presidente Marta Pelucio Grecco.
Discursos
O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando de Almeida, participou da atividade em nossa sala virtual, representando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. “Trago hoje o abraço do prefeito Ricardo Nunes a todos os profissionais da Contabilidade e parabenizo a Casa do Saber Contábil pelo evento e pela iniciativa”, enfatizou.
Arnaldo Faria de Sá, por sua vez, afirmou em seu discurso ter conversado com o Prefeito sobre o lançamento do próximo Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) e sobre a solicitação de prorrogação da anistia de dívidas tributárias na cidade de São Paulo. “O trabalho desempenhado pelo Sindcont-SP é extremamente importante para todos os profissionais da área, ajudando-nos a crescer e nos desenvolver no mercado de trabalho”, apontou o vereador.
Edir Sales, que participou pela nossa sala virtual, parabenizou a todos os profissionais da Contabilidade e afirmou que “comemorar o aniversário do Centro de Estudos é uma forma de comemorar as vitórias de todos os profissionais”.
Em seu discurso, o presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, Gestão 2021, Aluisio Guedes Silva, relembrou sua relação com o grupo, consolidada ao longo de anos de participação e colaboração nas reuniões semanais. “O Centro de Estudos é um espaço permanente de educação continuada para todos nós, ajudando tanto quem está iniciando na carreira e quanto quem já está na estrada há algum tempo”.
Representando os presidentes de gestões anteriores do CEDFC, João Bacci narrou brevemente o nascimento e crescimento do grupo até os dias de hoje, salientando a importância das atividades desenvolvidas ali.
O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, lembrou que “ao longo da história da Contabilidade sempre precisamos nos atualizar e voltar aos estudos, mas hoje essa necessidade é bem mais frequente do que o era anos atrás, por causa da velocidade das mudanças. Por isso, as ações do Centro de Estudos são tão importantes para a classe contábil”.
Já Dagoberto Silvério da Silva, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, saudou todos os presidentes do Centro de Estudos, os homenageados da noite e a diretoria da Entidade, salientando a importância da união para o fortalecimento da Contabilidade.
Por fim, Domingos Orestes Chiomento, presidente da Academia Paulista de Contabilidade, destacou a relevância do trabalho desenvolvido tanto pelo Sindcont-SP quanto pelo CEDFC em si, ajudando profissionais da Contabilidade a tirarem suas dúvidas e aprofundarem seus conhecimentos em diferentes temas, que os ajudam de forma direta no desempenho de suas funções.
Medalha Luiz Fernando Mussolini
Para simbolizar o reconhecimento àqueles que, direta ou indiretamente, tenham concorrido para o prestígio, fortalecimento e enaltecimento do CEDFC, a Casa do Saber Contábil instituiu a concessão da Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”, que agracia anualmente profissionais contábeis frequentadores do Centro de Estudos.
Em 2021, os agraciados foram a associada Raimunda de Almeida Raposo e o vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon.
Emocionada, Raimunda contou que sempre pensou que seguiria a área médica, mas escolheu a Contabilidade, que é para ela um sacerdócio. “Me formei em 87 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e sempre participei de atividades de desenvolvimento profissional, mesmo antes de começar a trabalhar na área. Escolhi trabalhar com terceiro setor, onde conheci o ex-presidente Jair Gomes de Araújo. Em 2013, o Dr. Ernesto das Candeias (já falecido), me convidou a vir a uma reunião do Centro de Estudos, onde estou até hoje. Agradeço a todos por esta honraria, em especial ao presidente da Entidade e à comissão organizadora. Estou muito feliz e grata!”.
Claudinei, em seu discurso, destacou que essa conquista não representa apenas seu esforço pessoal, mas também o de todos que ao longo dessa caminhada profissional o ajudaram.
Colaboradores
Também foram homenageados os funcionários da Entidade que sempre tiveram papel relevante no seu desenvolvimento e, em especial, no bom atendimento aos Associados, como acontece anualmente, desde 2014.
Os escolhidos para 2021 foram: Adriana Rosa dos Santos, que atua na Casa do Saber Contábil há 12 anos, e Deivison Diogo Bezerra da Silva, colaborador há 8 anos.
Associado Emérito Hatiro Shimomoto
Na noite da quarta-feira, ainda foi entregue o título de Associado Emérito Hatiro Shimomoto para o associado Antonio de Oliveira Rego, com 57 anos de contribuições ininterruptas no Sindcont-SP.
“Eu agradeço de coração essa atitude da diretoria que, assim como as anteriores, trabalha muito em prol dos contabilistas de São Paulo. Hoje, aos 88 anos de vida, estou reduzindo meu ritmo de atividades no escritório que criei e passando este legado para as competentes mãos do seu filho, que vem desempenhando um bom trabalho”, relatou Antonio.
Encerramento
Finalizando as atividades da noite, o presidente da Entidade, Geraldo Carlos Lima, agradeceu a presença de todos e explicou que a proposta da Semana Paulista da Contabilidade é e sempre foi levar a Academia para o público em geral, unindo conhecimento teórico e realidade prática em prol do crescimento dos profissionais da área “O Centro de Estudos é de extrema importância no nosso desenvolvimento profissional, ele está enraizado em todos nós e faz parte da história da nossa profissão contábil. É um espaço permanente de troca de informações”, frisou Lima, ao lembrar também das comemorações ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro “Hoje, para abrilhantar ainda mais a nossa solenidade, celebramos o dia do Contador, o dia de todos nós”, comemorou.
Patrocínios
O evento contou com o patrocínio Diamante da OMIE; Ouro, da ABC71, BDO Auditoria e CROWE Macro Auditoria e Consultoria; Prata, da Fortes Tecnologia; e Bronze, da BSSP Centro Educacional, Contmatic Phoenix e ConferIR.
Também contamos com o apoio educacional da PUC-SP, Mackenzie, Fecap, USP, Anhembi Morumbi, Unicid, Fipecafi, FMU, Trevisan, Senac, CIEE e Fejesp e institucional das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo: APEJESP, Academia Paulista de Contabilidade, CRCSP, Aescon-SP, Sescon-SP, Ibracon – 5ª Seção Regional, Fecontesp, Anefac e a Mídia Partner da Contabilidade na TV.wha