A temporada de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 – IRPF está a todo vapor e o prazo final vai até o dia 31 de maio. Em mais um ano, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP assume o compromisso de orientar os associados e profissionais da contabilidade ofertando material, por meio de cursos e palestras gratuitas, além de inserções na imprensa, com dicas e orientações para se dar bem no momento de envio da obrigação e não cair na malha fina.
“Assumimos o compromisso de erro zero nas declarações dos nossos associados, pois contador bom não erra na declaração. Nesses dois meses realizaremos diversos eventos de orientação sobre o IRPF”, disse o presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, na palestra que aconteceu nessa terça-feira, 21 de março, na sede da entidade.
A atividade de orientação sobre o Imposto de Renda foi explanada pelo dr. Imposto de Renda, Valter Koppe, juntamente com o CEO da ConferIR, Maurício Tadeu de Luca Gonçalves. Os dois parceiros estarão quinzenalmente em atividades virtuais atualizando os associados em eventos especiais do IRPF.
Abertura
O encontro foi aberto pela diretora de Educação Continuada do Sindcont-SP e coordenadora do Grupo de Tributos e obrigações, Marina Suzuki, e pelo diretor Financeira e membro do grupo de estudos, Milton Medeiros de Souza, que falaram sobre os benefícios e atividades oferecidas pela Casa do Saber Contábil.
Logo depois, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, falou da importância dos profissionais buscarem conhecimento e atualização “e o Sindcont-SP é a Casa do Saber Contábil que pode ofertar novos conhecimentos, agregar valor ao profissional e busca por inovação e oportunidades de educação continuada”, enfatizou ele.
Dicas e Novidades do IRPF 2023
Após abertura, Mauricio de Luca iniciou os trabalhos com uma reflexão em relação ao reconhecimento dos profissionais contábeis perante o seu cliente. “Nas lives que venho fazendo, eu faço questão de falar sobre o reposicionamento do contador em relação ao mercado, já que nós, como contabilistas, estamos sempre preocupados com prazos, pois as multas são muito altas e temos que trabalhar com a conformidade fiscal, mas temos que pensar também de sermos consultivos para demostramos valor para nossos clientes que, por muitas vezes, não nos valorizam porque não enxergam esse valor em nossa profissão, portanto, investir em ferramentas tecnológicas vai nos ofertar ganho de tempo para podermos fazermos uma demonstração do nosso trabalho”, explicou ele, ao lembrar ainda que “o contador é como um médico que precisa orientar os seus clientes com as melhores receitas, além de avaliar a saúde financeira deles, então, devemos tornar essa jornada de entrega do IRPF especial e diferente, pois é nesse momento que o o cliente renova seu contrato de prestação e serviço na pessoa jurídica, pois muitas vezes ele não está à frente do dia a dia da contabilidade com a administração dele”, concluiu.
Logo na sequência, o dr. Imposto de Renda trouxe um panorama com as novidade e dicas sobre a obrigação, além de atualizar os associados e profissionais da contabilidade e responder as principais dúvidas e apontamentos, tanto para quem estava presencial ou para aqueles que acompanharam virtualmente. “A estimativa da Receita para este ano de 2023, é que cerca de 39,5 milhões de contribuintes entreguem as declarações durante o prazo, que vai até o dia 31 de maio”, apontou.
Outro ponto bastante pontuado por Valter Koppe, foi em relação as declarações pré-preenchidas, uma das grandes novidades para esse ano. “O objetivo da Receita é atingir cerca de 25% dos declarantes”.
Por fim, ele elencou os velhos e bons lembretes para ficarem atentos em relação a transmissão do documento: dependentes código 31, bens comuns, renda variável, isenção maior de 65 anos, pensão alimentícia recebida e as ações trabalhistas recebidas, além também de pontuar detalhadamente as principais novidades.
Ao final do encontro, os palestrantes receberam das mãos do presidente Claudinei Tonon e do membro do Grupo de Tributos e Obrigações, Ailton Barboni, certificados de participação. A ConferIR sorteiou no término da atividade uma mochila.
Perdeu o evento? Acesse o canal do Sindcont-SP no YouTube ou clique no link e confira e reveja novamente a apresentação: https://bit.ly/3JZgdCG.