Se tem uma coisa que deixa todo profissional contábil “de cabelo em pé” é quando há dificuldade de enviar uma declaração para a Receita Federal. E, nesse momento, milhares de profissionais estão passando por uma situação no que tange ao Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório – PGDAS-D e à emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional -DAS.
Sabendo disso, o Sescon-SP fez um contato com a Receita Federal de São Paulo para auxiliar contadores e empresários. Assim, a Receita informou que o Serpro, encarregado do processamento de dados, está ciente dos problemas e está trabalhando para resolvê-los.
Entre as causas mencionadas, destacou-se o uso de comportamentos automatizados, entre eles o bloqueio por proteção captcha. Assim, segundo o Serpro, o acesso ao PGDAS-D está temporariamente restrito das 8 às 18 horas devido à detecção de comportamentos automatizados pela nova ferramenta hCaptcha, implementada para assegurar a estabilidade dos serviços online.
Conforme orientações da Receita, caso a empresa utilize algum desses sistemas, é recomendado entrar em contato com o suporte técnico do fornecedor, a fim de verificar a possibilidade de corrigir essa característica, que prejudica o funcionamento do sistema de recepção.
Confira abaixo o passo a passo recomendado pela Receita para estabelecer o acesso?
Atualização do Navegador: verifique se o seu navegador está na versão mais recente, já que atualizações costumam corrigir falhas.
Limpeza de Cookies e Cache: cookies e cache antigos podem provocar conflitos com o hCaptcha. Realize a limpeza do cache e dos cookies do navegador.
Extensões do Navegador: algumas extensões, como bloqueadores de anúncios e VPNs, podem causar interferências. Desative temporariamente essas extensões para verificar se o problema continua.
Configuração do User-Agent: se você usa uma extensão que modifica o “User-Agent” do navegador, isso pode ser interpretado como comportamento suspeito. Retorne o “User-Agent” ao padrão.
Configurações de Privacidade: revise as configurações de privacidade do seu navegador, permitindo cookies de terceiros, que são essenciais para o funcionamento do hCaptcha.
Uso de VPN ou Proxy: se você está utilizando uma VPN ou proxy, considere desativá-los, pois isso pode levar o hCaptcha a identificar o tráfego como robótico.
Modo Incógnito/Privado: acesse o site utilizando o modo incógnito ou privado, o que pode ajudar a evitar interferências de extensões ou cookies armazenados.
Reputação de IP: caso você esteja em uma conexão com IP compartilhado, é possível que o IP tenha uma reputação negativa. Reiniciar o roteador pode ajudar a obter um novo IP.
O Sescon-SP declarou em nota que está monitorando a situação atentamente e se compromete a manter todos atualizados sobre quaisquer desenvolvimentos.
Com informações do Sescon-SP