No mês em que comemoramos o Dia do Contador, 22 de setembro, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo–Sindcont-SP aprofundou sua relação com os profissionais, as lideranças da classe, os órgãos públicos e a sociedade, ao promover a 13ª Semana Paulista da Contabilidade, evento que discutiu vários aspectos da reforma tributária, com os mais conceituados especialistas nacionais, tendo como lema: “Nova Era Tributária e seus Impactos na Contabilidade”, leia matéria completa nas páginas de 15 a 20; e também comemorou os 75 anos de existência e contribuição do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis-CEDFC de São Paulo e das demais cidades, ocasião em que fez a outorga da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini e a entrega do Título Sócio Emérito Hatiro Shimomoto. Acompanhe a cobertura completa do evento nas páginas de 21 a 30.
Diante de todos esses fatos, o nosso sentimento é de satisfação, pelas realizações empreendidas; alegria, em perceber que tudo saiu melhor que o planejado; e gratidão, a todos que contribuíram para que a 13ª SPC, os aniversários comemorados e as homenagens fossem coroados de tão grande êxito.
Creio que o sentimento de contentamento é de todos nós: dos palestrantes, que tão devotadamente aceitaram o nosso convite e dedicaram horas do seu precioso tempo para transmitir conhecimentos e experiências aos colegas contabilistas; dos organizadores, nossa diretoria e corpo funcional, que não mediu esforços por um período de mais de seis meses, para que tudo transcorresse com perfeição; dos nossos patrocinadores e apoiadores, que acreditada em nossa proposta; e dos homenageados, que viram seus esforços e dedicação sendo reconhecidos por toda a classe contábil, visto que mais de 2500 pessoas, de todo o País, nos deram a honra de suas presenças e participações.
Os conteúdos expostos e debatidos continuam à disposição dos profissionais, empresários e estudantes da classe contábil em nosso Canal no Youtube. É só acessar.
Se formos filosofar um pouco, constatamos que a Contabilidade surgiu como uma necessidade histórica de registrar quantitativamente transações. O tempo passou e a profissão continuou em alta, intrinsicamente ligada ao desenvolvimento econômico, sociológico e cultural da humanidade. Hoje, a Contabilidade se transformou em uma ferramenta crucial para a tomada de decisões sustentáveis e éticas dentro das organizações, fomentando o papel dos profissionais contábeis na transparência financeira e na responsabilidade social das empresas e das nações.
Por isso, a Semana Paulista da Contabilidade tornou-se uma referência nacional para os profissionais e lideranças da área, sendo um ambiente para discussões das inovações e das tendências do setor. Nesta 13ª edição focamos na reforma tributária e seus desdobramentos, pois sabemos o quão importante é esse tema, visto que são os profissionais da Contabilidade que irão preconizar e aplicar a nova legislação tributária do Brasil.
CEDFC
E o que dizer do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, que, desde 1949, ano de sua fundação, tem se constituído em um espaço de transformação e desenvolvimento, onde milhares de alunos encontraram conhecimento, inspiração e novas oportunidades em suas carreiras profissionais.
Neste aniversário dos 75 anos do CEDFC de São Paulo, como integrante que também fui, queremos render nossas homenagens a todos que fazem parte dessa magnífica história de cooperação e formação de lideranças: alunos, professores, instrutores, funcionários e colaboradores, que com a sua constante frequência e competência multiplicaram essa proposta para outras cidades de nossa base territorial, como: São Bernardo do Campo, cujo Centro de Estudos também festejou na data os seus 20 anos de atuação; Taboão da Serra, 7 anos; São Caetano do Sul, 6 anos; Diadema 5 anos; e Guarulhos, 3 anos.
Parabéns a todos os Centros de Estudos! Que seus dirigentes hoje e do futuro continuem dispostos e motivados a dividir conhecimentos e a estimular o aprendizado e a cooperação mútua entre todos.
Homenagens
Outro fato que nos deixou muito felizes foi a entrega da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, fazendo jus aos colegas que de longa data vêm se dedicando à profissão, como: José Antonio Santos de Mello, José Roberto Soares dos Anjos e Marcio Augusto Dias Longo, a estes os nossos sinceros cumprimentos e estímulo para que continuem servindo e engrandecendo a profissão contábil.
Também tivemos a satisfação de reconhecer a contribuição de nossos associados mais antigos, que são os baluartes de nosso Sindicato, com o Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto, como: Nelson Mussolini Cagnani, que possui 67 anos de associação ao Sindcont-SP; Reynaldo Gonçalves, que possui 65 anos; Tetuya Fugimoto, com 63 anos; e Antonio Borges da Costa, com 62 anos de associação. São estes e muitos outros homenageados em anos anteriores que sustentam esta Casa centenária e nos permitem, voluntariamente, prestarmos o nosso serviço e a nossa contribuição para o fortalecimento da Contabilidade paulista. A todos os nossos cumprimentos e sinceros agradecimentos.
Ao findar essa jornada de sucesso só nos resta dizer: sucesso e parabéns a todos!
Claudinei Tonon
Presidente do Sindcont-SP
Gestão 2022-2025