Fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais passaram a ter novos códigos de ocupação para lançar no Carnê-Leão relativo ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF). Segundo ao Receita Federal, o código atual 229 — fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional — foi desdobrado em três novos códigos: 230 (fonoaudiólogo), 231 (fisioterapeuta) e 232 (terapeuta ocupacional), com vigência a partir do ano-calendário de 2024.
A mudança, de acordo com o órgão, permite a identificação mais precisa das atividades executadas por eles, possibilitando a redução da quantidade de declarações retidas e do tempo de análise das mesmas.
“Atualmente, é necessário intimar o profissional e até mesmo o contribuinte para a correta identificação da despesa dedutível”. informou a Receita.
Ainda segundo o órgão, a alteração também aperfeiçoa o processamento das declarações e a validação eletrônica da atividade executada junto ao registro do conselho profissional, “para evitar as deduções indevidas”.
A mudança foi feita por meio da Instrução Normativa 2.177, de 29 de fevereiro de 2024, publicada no Diário Oficial da União. A nova IN substitui o Anexo Único da Instrução Normativa 1.531, de 2014, que orienta os contribuintes quanto à utilização do programa multiplataforma do recolhimento mensal obrigatório (Carnê-Leão).
Fonte: Extra