O documento publicado trata sobre a “N1 Fusões e aquisições”, referidas como combinações de negócios nas normas IFRS, que são importantes para as empresas envolvidas. Estas transações jogam um papel central na economia global, com negócios anunciados em 2019 totalizando mais de 4 trilhões de dólares americanos.
Na prática, o objetivo do projeto é explorar se as empresas podem, a um custo razoável, fornecer informações mais úteis sobre as aquisições que fazem. Ao longo do documento de discussão, o termo “investidores” refere-se aos principais usuários das demonstrações financeiras, definido na Estrutura Conceitual para Relatórios Financeiros como investidores, credores e outros credores existentes e potenciais
Importante lembrar que recentemente, o Iasb reiniciou a discussão sobre a melhor forma de se baixar – ou não – o goodwill. Dando sequência ao projeto, o Iasb apresentou um documento que tem a finalidade de colher percepções dos agentes envolvidos na preparação, na auditoria e no uso da informação contábil a respeito da reintrodução da amortização do goodwill em bases sistêmicas nas demonstrações financeiras.
O questionário, disponível em espanhol, pode ser acessado pelo link https://bit.ly/328g2Py até o dia 30 de setembro.