
Empréstimos e seguros ficarão mais caros por conta do aumento do IOF
20 de setembro de 2021
Casa do Saber Contábil condecora representados com título ‘Associado Emérito Hatiro Shimomoto’
20 de setembro de 2021Na manhã do último sábado (18) a 10ª Semana Paulista da Contabilidade proporcionou um novo debate para falar sobre as universidades empreendedoras e o movimento empresa júnior. O assunto foi apresentado pelo coordenador estadual da Fejesp – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, Rafael Morandi Piccoli Rocha, e moderação do presidente Geraldo Carlos Lima e Claudinei Tonon, vice-presidente.

Marilia Queiroz
A gerente de BPM, da Crowe Auditoria e Consultoria, Marilia Queiroz, também participou do evento na Casa do Saber Contábil.
Os participantes ainda foram brindados com um novo painel, logo na sequência, sobre o tema “Docência em Ciências Contábeis: Paradigmas no Momento Atual”, que contou com a explanação dos professores da Unicid – Universidade Cidade de São Paulo, Ricardo Krayuska de Araujo e Wagner Pagliato, coordenador do curso de Ciências Contábeis.
Debates
Na primeira atividade do dia, Morandi, representante da Fejesp, explicou sobre o movimento empresa júnior e o ranking de universidades empreendedoras. Em sua explanação, ele apresentou um panorama sobre a educação superior no Brasil e revelou que o Brasil está entre os cinco países com piores taxas de pessoas com ensino superior entre as 45 nações analisadas em um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Para ter uma ideia e analisar o potencial das juventudes “cerca de 35%
das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações mudaram. E o desemprego desses jovens fica em 31,4% em 2020, mais que o dobro da média geral, segundo o IBGE”, explicou.
Ainda sobre o Movimento Empresa Júnior, Rocha comentou que o proposito da Federação é ter um Brasil empreendedor. “Nossa missão é formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o País. É a nossa razão de ser, que nos norteia e reafirma nossa identidade como Movimento Empresa Júnior”, afirmou.
Ao termina da sua apresentação, o coordenador Estadual da Fejesp respondeu as perguntas dos participantes que estavam online nos canais do Sindcont-SP e CRCSP no YouTube e também os presentes na sede da Casa do Saber Contábil. A moderação do painel foi feita por Geraldo Lima e Claudinei Tonon.

Já na segunda parte do evento, a turma da Universidade Cidade São Paulo – Unicid assumiram o debate para tratar sobre “Docência em Ciências Contábeis: Paradigmas no Momento Atual”.
Os professores Ricardo Krayuska de Araujo e Wagner Pagliato fizeram um comparativo sobre o mundo acadêmico e corporativo, com dicas e exemplos práticos, e ainda sobre a docência, os novos docentes e formação. “O momento atual requer mudanças rápidas, conhecimento de tecnologia, necessidade de adaptação e continuidade presente, mesmo em aulas síncronas e remotas e o perfil atual dos alunos de contábeis é dinâmico, trabalha sob pressão, uso recorrente da tecnologia e conhecimento em normas”, exemplificaram os docentes da Unicid.
Por fim, eles lembraram que, no mundo educacional “ a docência requer exercícios que envolve muitos outros aspectos, uma vez que se trata de uma relação entre humanos, isto é, sujeitos com concepções e interesses diversos”, finalizaram Krayuska e Pagliato.

10ª SPC
A programação da 10ª SPC continua nesta segunda, terça e quarta. Garanta sua presença e inscreva-se: https://bit.ly/3zaNPFl.
O evento conta com o Patrocínio Diamante da Omie; Ouro, da ABC71, BDO Brazil e Crowe; Prata, da Fortes Tecnologia; e Bronze, da BSSP Centro Educacional, Contmatic Phoenix Oficial e Conferir; e o apoio institucional do CIEE; Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP; APEJESP; Sescon-SP; Fecontesp – Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; Academia Paulista de Contabilidade; ANEFAC Brasil e Contabilidade na TV, Mídia Partner da 10ª SPC.




