Em 26 de outubro, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, por meio do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis de Taboão da Serra, esteve na Faculdade Anhanguera de Taboão, promovendo uma palestra sobre “Os Impactos da Adoção das IFRS das PMES para os Profissionais de Contabilidade”, ministrada pelo professor e Mestre em Ciências Contábeis, Mauricio Fernando Pocopetz.
A atividade contou com a presença do presidente Claudinei Tonon, dos secretários do CEDFC da região, João Antunes Alencar e Antônia Aparecida Anastácio Neves, além de convidados e professores da instituição de ensino.
Em sua apresentação, Fernando contextualizou sobre os impactos da adoção das normas internacionais no dia a dia dos profissionais da contabilidade, além de pontuar ainda sobre o Exame de Suficiência e demonstrar a relevância da temática, diante de cenários que os graduandos encontraram quando se formarem.
“O debate é muito pertinente para o nosso dia a dia, pois estamos falando de normas para pequenas e médias empresas, considerando que 95% aproximadamente das empresas no Brasil, são PMES. Diante disso, sabemos que esse grande número de empresas trabalham com contadores terceirizados e, normalmente, com profissionais de empresas de serviços contábeis e de pequeno porte, portanto, o impacto é enorme, pois você tem a necessidade do conhecimento das normas, a própria necessidade de cultura organizacional do escritório, do cliente e das empresas de uma forma em geral, criando assim, novos controles internos”, explicou o docente.
Segundo o palestrante, as IFRS estão traçando um caminho para uma normatização cada vez maior por conta da regulação de mercado e da concorrência internacional “e isso independe de pequenas e médias empresas ou grandes empresas, mas, a pequena empresa ainda não se atualizou ou digamos que não tenha aplicado da forma correta as normas do IFRS”, enfatizou.
Por fim, o professor finalizou que o tema tem muito a agregar, em especial para profissionais ou empresários da contabilidade e de pequenas e médias empresas e, principalmente, para alunos.
Na ocasião, o Sindcont-SP sorteou dois livros e cursos de oito horas para os alunos que estavam presenta no evento.