É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do contador e amigo Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, ocorrido no dia 24 de abril, por causas naturais.
O corpo será velado hoje, 25 de abril, das 18h00 às 20h00, no Cemitério São Pedro, em São Paulo. Em seguida sairá para o Crematório da Vila Alpina, ao lado, onde ocorrerá a cerimônia e cremação.
Filipppi, que sempre foi um exemplo de profissional, companheiro e amigo, deixa esposa e filhos, além de um legado inestimável de bons serviços prestados à classe contábil.
Claudio Avelino Mac-Knight Filippi era bacharel em Ciências Contábeis, com forte atuação no segmento de Auditoria. Ele ingressou para o quadro de associados do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP em março de 2008. Na Casa do Saber Contábil, ele era integrante do Conselho Consultivo e foi agraciado em 2020 como Contabilista Emérito, o qual reverbera como a confirmação de servir às Ciências Contábeis e de agir verdadeiramente como um cientista contábil.
Mac-Knight Filippi atuou como consultor interno da Pricewaterhousecoopers-Price por longo período. Foi presidente Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon-5ª Regional; do Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP na gestão 2014-2015; e do Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil São Paulo.
Ademais, Claudio era associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa-IBGC; foi palestrante em faculdades e cursos de pós-graduação; atuou como consultor em assuntos técnicos, de Gestão e Controle da Qualidade e Avaliação de Risco e “customização” de programas para equipe de auditoria; bem como funcionário e chefe de seção do Citibank, BF e Moinho Santista.
No currículo profissional do bacharel em Ciências Contábeis e Atuarias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, consta ainda o Instituto Brasileiro de Atuária, a Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade e a Academia Mineira de Ciências Contábeis. Nesses três órgãos, ele atuou como membro. Ademais, Claudio ocupou a suplência do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.