Hoje em dia, existem diferentes formas pelas quais um cidadão brasileiro pode trabalhar. Seja por conta própria, de forma informal ou por um vínculo empregatício formal, existem N maneiras para assegurar o seu sustento mensal. E uma das categorias de trabalho que mais vem ganhando força no Brasil é a dos Microempreendedores Individuais, a classe MEI. Atualmente, mais de 14 milhões de pessoas já trabalham como MEI.
E ao que tudo indica, estes 14 milhões de cidadãos precisam ficar bem atentos! Isso porque, recentemente a Receita Federal anunciou uma nova decisão que vai afetar diretamente as vidas de todos estes Microempreendedores Individuais. Sendo assim, continue a leitura e confira a mais nova notícia para trabalhadores da categoria MEI.
Embora a popularidade da classe MEI venha crescendo mais e mais a cada dia, inúmeros cidadãos brasileiros ainda não sabem o que significa ser MEI. Portanto, se faz de suma importância que elucidemos algumas questões que podem cerca esta classe trabalhadora. Então, vamos lá! Para aqueles que ainda não possuem qualquer familiaridade com este assunto, um Microempreendedor Individual é um prestador de serviços que se formalizou como uma Pessoa Jurídica.
Quando ocorre a legalização de uma Pessoa Física como Pessoa Jurídica (PJ), o indivíduo passa a ter a capacidade de abrir em empresas em seu nome e de emitir notas fiscais. Sob estas condições, o cidadão pode se registrar em uma das mais de 200 categorias de MEI que o governo federal disponibiliza. Desse modo, a pessoa pode oficialmente trabalhar como MEI.
Este trabalho se dá pela prestação de serviços autônoma. Ou seja, um Microempreendedor Individual não necessita da figura de um patrão para trabalhar. A cada novo serviço, uma nova nota fiscal tem a sua emissão. Vale notar, que a emissão de notas pode proporcionar um campo mais longo de trabalho para o MEI. Uma vez que mais empresas e instituições governamentais só contratam através de NF-S.
Como indicamos diversas vezes anteriormente, a emissão de notas fiscais é um passo de suma importância para quem trabalha sob as condições de Microempreendedor Individual. E o mais novo comunicado da Receita Federal tem diretamente a ver com a emissão destes documentos essenciais.
Para aqueles que não sabem, nesse ano de 2023 o governo federal brasileiro anunciou que iria lançar um sistema único para a emissão de notas fiscais. Anteriormente, estas documentações poderiam suas emissões feitas em portais locais.
Ou seja, cada município brasileiro contava com a sua própria plataforma para este tipo de serviço. Sendo assim, o novo portal governamental iria servir como uma forma para o governo unificar e organizar melhor estes tipos de documento. Reunindo assim, todos os serviços necessários em um único lugar.
Mais recentemente, a Receita Federal anunciou que o uso da plataforma de notas fiscais do governo vai se tornar obrigatório muito em breve! A partir do dia primeiro de agosto, todo Microempreendedor Individual vai ter que emitir suas documentações através do Módulo Emissor da NFS-e Nacional (curtlink.com/f8qFwdF).
Fonte: Pronatec