Após mais de dois anos no virtual, os Grupos de Estudos do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP voltaram a se reunir de forma presencial na sede da Casa do Saber Contábil. A alegria e o entusiasmo dos associados e profissionais da contabilidade eram evidentes, por meio dos olhares e o abraço entre eles.
Para alguns participantes, aquele momento simbolizava o reencontro e a volta para ‘casa’, assim carinhosamente é denominada o Sindcont-SP para os profissionais da contabilidade. “Precisamos nos relacionar presencialmente e esse olho no olho é fundamental”, frisou o presidente Geraldo Carlos Lima, ao anunciar que as atividades da Casa do Saber Contábil voltam a sua rotina normal.
O retorno aconteceu na última terça-feira, dia 4 de outubro, com o Grupo de Tributos e Obrigações que promoveu um debate sobre os temas da área fiscal mais discutidos em 2022. O encontro foi liderado pelo palestrante e convidado da noite Kleber Santos, que é professor e especialista em tributos indiretos. A moderação foi conduzida pela diretora Cultural da Casa do Saber Contábil e coordenadora do grupo, Marina Suzuki, e pela diretora do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC), Jô Nascimento.
Em sua explanação, Santos abordou sobre o Cadastro de Prestadores de Outros Municípios – CPOM, que foi invalidado pelo Supremo Tribunal Federal – STF, em um julgamento que teve bastante repercussão, segundo o especialista.
Outros tópicos discutidos com os participantes foi em relação a Plataforma de Administração Tributária Digital, lançada em junho deste ano pela Receita Federal; o DIFAL – Diferencial de Alíquota do ICMS para não-contribuintes; a redução da alíquota de IPI e seus efeitos práticos para os contribuintes; o crédito de PIS e COFINS sobre os combustíveis; e a inclusão que acontecerá em 2023 da Retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF e CSRF.
Já na quarta-feira (5) os especialistas do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis (CEDFC) sanaram as dúvidas dos participantes presenta no dia e discutiram assuntos da rotina diária dos profissionais da contabilidade.
Por fim, na quinta-feira (6) foi a vez do Grupo de IFRS e Gestão Contábil, liderado pelo vice-presidente do Sindcont-SP e coordenador, Claudinei Tonon, que tratou a respeito das normas contábeis para as pequenas e médias empresas, com foco nas últimas atualizações e novidades. A apresentação contou com a participação do professor Rodrigo Januário da Silva.
Acompanhe a programação de atividades e eventos da Casa do Saber Contábil e fique por dentro das novidades. Acesse www.sindcontsp.org.br e saiba mais.