Em continuidade a série de atividades e eventos em comemoração ao Centenário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP foi realizada, na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, na sede da Entidade, uma palestra especial sobre o tema “Contabilidade é um bom negócio? Estratégias de Gestão da Empresa Contábil”, ministrada por Roberto Dias Duarte. A noite contou ainda com a apresentação do espetáculo teatral “A Repartição”, encenado pela Companhia ZeroOito de Teatro, da Receita Federal do Brasil.
Dias, que é especialista em SPED, segurança da informação e empreendedorismo, apresentou em sua explanação seis grandes assuntos que servirão como contexto, conceitos e técnicas para desenho e aplicação imediata de uma estratégia para entrega de valor na execução de serviços contábeis. “Se você não estiver crescendo rapidamente, estará morrendo lentamente, matando talentos e possibilidades de recrutar pessoas para o futuro do País. Por isso, é preciso sair da zona de conforto”, citou Duarte, ao iniciar seu bate-papo com os profissionais contábeis.
As tendências globais em serviços contábeis, estratégias competitivas inovadoras, como medir o sucesso de sua empresa, estratégias de marketing para serviços de Contabilidade, modelo de negócios disruptivos e customer success e customer experience, foram alguns dos tópicos detalhados pelo especialista.
Ao falar sobre sua vida profissional e início de carreira, Dias comentou que, em 2004, quando começavam a falar sobre SPED, ele já citava que a vida dos escritórios contábeis seria totalmente diferente no futuro.
O discurso que ouvia naquele cenário era que a nota fiscal eletrônica e o Sistema Público de Escrituração Digital não teriam espaço e não existiriam no Brasil. E ele foi bastante criticado por discordar desta negativa. “Foi nesse momento que aproveitei para estudar e me aperfeiçoar para falar mais sobre o assunto, pois tem críticas que te levam a transformação e mudança”, frisou ele, ao comentar que nesse momento ele mudou e repensou seu modelo de negócio.
“A primeira dica é mudar seu modelo mental e a fórmula que você repensa os problemas do mundo, para depois mudar os seus conceitos e enxergar a mudança necessária. Contabilidade é um excelente negócio para quem entende de negócios”, finalizou.
O debate foi mediado pelo diretor Social do Sindcont-SP, José Roberto Soares dos Anjos. Após a palestra, os participantes acompanharam a apresentação da peça teatral “A Repartição”, encenada pela Companhia ZeroOito de Teatro, da Receita Federal do Brasil.