“Presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP é uma grande satisfação, mas também uma responsabilidade enorme. É uma alegria poder contribuir ainda mais com os profissionais da Contabilidade, mas também um grande compromisso que assumo, de trabalhar com determinação para que encontremos soluções para os problemas que afligem a nossa profissão”, diz José Donizete Valentina, que presidirá o CRCSP nos próximos dois anos (2020-2021), ao refletir sobre a importância de estar à frente do maior Conselho de Contabilidade do País.
Galgar esta posição na classe contábil do Estado representa o resultado de uma vida de muita dedicação e amor às causas da profissão e às entidades contábeis. Desde muito cedo, Valentina apresentava vocação para os números e, apesar de não ter muita consciência disso, essa sua paixão determinou uma trajetória profissional de muitas conquistas e visíveis sucessos em sua vida.
O contador iniciou sua jornada atuando como auxiliar de escritório no departamento contábil de uma associação religiosa. Depois, formou-se Técnico em Contabilidade, no ano de 1983, para em seguida concluir o curso de Ciências Contábeis, em 1989. Nesta época prestou concurso para fazer estágio em uma empresa multinacional. Devido ao seu desempenho profissional, em pouco tempo tornou-se chefe do departamento de Contabilidade. Como as Ciências Contábeis já estavam no seu sangue, em 1997 montou seu próprio escritório contábil. Ao mesmo tempo em que exercia as atividades empresariais, Valentina decidiu também ingressar na carreira acadêmica.
Devido ao seu constante aperfeiçoamento profissional,possuí também um grande destaque no meio acadêmico. É mestre em Educação com ênfase em Contabilidade e atuou como coordenador do curso de pós-graduação em Controladoria e Finanças do Senac de Campinas. Esta sua dedicação aos estudos técnicos e cientifico o levou, anos depois, a se tornar membro da Academia Paulista de Contabilidade – APC, onde ocupa a Cadeira de nº 10, que tem como Patrono o contador Hirondel Simões Luders.
Aliás, determinação e competência são palavras que viram adjetivos quando definimos o presidente do CRCSP. Em razão do seu grande desejo de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento da profissão, o empresário contábil se dedicou, desde a sua época de estudante, às entidades contábeis de sua região, por mais de 20 anos.
No ano 2014, Valentina começou a ocupar postos de grade importância dentro do CRCSP. Foi eleito vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, em 2014, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina em 2016 e vice-presidente de Administração e Finanças, em 2018.
Hoje, como presidente do CRCSP, garante que sua gestão intensificará as ações do Conselho em todas as frentes, especialmente na fiscalização de profissionais e escritórios contábeis sem registro; na promoção de conteúdos de Educação Profissional Continuada, e no fortalecimento do trabalho conjunto com o Sistema CFC/CRCs. “Iremos realizar um trabalho especialmente focado nos jovens, promovendo a conscientização da importância de atuar de forma legal e ética e buscando a valorização da profissão junto à sociedade”.
Casado com Suzeli Blans Argoelho Valetina e com uma filha, Lorena, o contador em seus momentos de lazer gosta de fazer trilha a cavalo e tocar violão. Para ele, é um grande desafio conciliar as atividades profissionais com a família, “com comprometimento e uma agenda bem organizada é possível viver estes dois mundos”, alega, acrescentando: “Eu conto muito com a compreensão e apoio da minha família, que me dá todo o suporte necessário, e da minha equipe no escritório, que gerencia o negócio na minha ausência”.
O contador revela que atualmente um dos maiores desafios da Contabilidade é enfrentar um cenário burocrático e arrecadatório, em que vivemos, que é um entrave ao crescimento da nossa economia. “Além disto, temos um ambiente de negócios predatório, com práticas questionáveis do ponto de vista ético. Para mudar este quadro, apenas com a promoção do conhecimento, porque sem educação não chegaremos a lugar nenhum’, sentencia.
Nesse quesito, Valentina destaca a importância dos sindicatos, em especial do Sindcont-SP para a valorização da profissão “O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo é a entidade contábil com mais tempo de atuação em defesa dos profissionais da Contabilidade, onde teve origem o próprio CRCSP e outras entidades do Estado. O Sindcont-SP possui uma importância e representatividade ímpar e, para nós, é uma honra tê-lo como parceiro”.
Para os profissionais, o presidente do CRCSP deixa a mensagem que é necessário buscar a ampliação dos conhecimentos e sempre se manter em contato com as entidades contábeis. “Unam-se a pessoas que lutam por uma profissão mais valorizada e atuante. Como disse Gandhi: Seja a mudança que você quer ver no mundo”, enfatiza.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Sarah Saliba
Imagem: Arquivo
Edição: Lenilde de León