O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, foi um dos moderadores do painel “ESG – Transparência e políticas éticas e a Governança”, que aconteceu ontem (27) no Fórum Paulista de Perícia Contábil.
Realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, em conjunto com a Associação dos Peritos Judicias do Estado de São Paulo – Apejesp, o evento ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, em formato online, no canal do CRCSP no YouTube.
Além de Lima, a atividade foi composta pelo contador, mestre em Contabilidade e membro da II Câmara de Ética e Fiscalização e conselheiro do CRCSP, Marcelo Viaro Berloffa, que também moderou o painel, e o palestrante Fernando de Almeida Santos, pós-doutor em Ciências Contábeis, doutor em Ciências Sociais e mestre em Administração de Empresas.
Os presidentes do Conselho Paulista e da Apejesp, José Aparecido Maion e José Vanderlei Masson dos Santos, respectivamente, fizeram a abertura da palestra.
Em sua participação, ao apresentar o palestrante, Carlos destacou os conteúdos que vêm sendo abordados, bem como a qualidade técnica do Fórum “são assuntos de muita abrangência, valores e ricos de ideias que servem para nosso aprendizado profissional”, disse ele.
Debate
No âmbito das dimensões da ética e da transparência, o professor Fernando Almeida iniciou sua apresentação explicando o conceito de ética que, de acordo com ele, evoluiu na história, podendo ser considerado caráter ou conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana na sociedade.
Ainda segundo o professor, a ética propicia ambientes melhores na construção de uma sociedade melhor, pois ela é o reflexo da época, da sociedade, do avanço tecnológico, das relações e ações “não é possível pensar em aspectos éticos, sem refletir sobre sustentabilidade, desenvolvimento e sobre as estruturas internas das organizações”, lembrou o orientador, ao explicar o conceito da ESG – governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, social, and corporate governance. “Esse tema vem sendo construído desde 2007, onde se discutiu muito naquela época o conceito ambiental com o surgimento de vários instrumentos sociais que possibilitaram construir algo, mas que o resultado sempre será predestinado pela sociedade”, salientou.
O palestrante ainda frisou em sua temática, as dimensões do respeito à multicultura, aprendizado contínuo, inovação e governança corporativa, este por último, com destaque para algumas demonstrações e tendências para o futuro como a melhoria contínua das políticas gerais de governança corporativa, assim como de seus instrumentos de acompanhamento e controle, o aperfeiçoamento das empresas, surgimento de novos instrumentos e do aperfeiçoamento dos antigos, além do desenvolvimento do relato integrado e a necessidade da tecnologia da informação.
Após apresentação, abriu para o debate e os convidados tiraram dúvidas dos profissionais que acompanhavam o Fórum Paulista de Perícia Contábil pelo YouTube.
Perdeu esse debate? Acompanhe novamente ou veja as principais discussões abordadas: https://www.youtube.com/watch?v=B6jOP7sOxPg.