A Associação Comercial de São Paulo – ACSP, por meio da Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem – CEMAAC, realizou ontem (9) em sua sede, o lançamento do livro “Manual de Arbitragem”, de autoria de Armando Luiz Rovai e Ana Flávia Messa.
O evento contou ainda com uma palestra sobre “Atualidades do Procedimento Arbitral”. O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, prestigiou a atividade.
Na abertura dos debates, o primeiro vice-presidente da ACSP e presidente da CEMAAC, Roberto Mateus Ordine, falou da sua satisfação em receber os convidados na casa do empreendedor que, por meio da Câmara, busca contribuir e unir forças na conciliação da arbitragem. “Após muita insistência e perseverança, a CEMAAC se expandiu da cidade de São Paulo para ganhar espaço no estado e também no País, desafogando a sobrecarga imposta ao judiciário”, disse ele, ao conclamar a importância do evento e lançamento da obra que tem, segundo ele, uma importância para todo Brasil na condução relacionada à conciliação de arbitragem.
Já o Assessor Politico e Econômico da Presidência da ACSP, Marcel Domingos Solimeo, destacou a oportunidade de ter e colocar em prática as boas ideias como a criação da Câmara de Arbitragem. “Queremos expandir esse movimento, já que o país necessita e precisa desburocratizar e melhorar o ambiente empreendedor”.
Na mesma linha, o diretor técnico Guilherme Giussani, frisou o trabalho da CEMAAC, que foi lançada no fim de dezembro, com o propósito de buscar soluções para conflitos empresariais, contratuais ou societários sem que haja a necessidade de uma relação anterior entre as partes. “A ideia deste encontro é compartilhar e aprender, entender o mercado, e buscar árbitros qualificados para atender as demandas do dia a dia”, contou.
Além dos autores e doutores em Direito, Armando Luiz Rovai e Ana Flávia Messa, que discorreram sobre as atualidades do procedimento arbitral, a mesa solene foi composta ainda pelo diretor Superintendente da CEMAAC, Renan Luiz Silva.
Manual de Arbitragem
De acordo com a sinopse do livro, a obra destaca a importância e necessidade do estudo da arbitragem no Brasil, tanto no direito quanto na seara negocial, como também, se bem usada, pode servir como um meio para dirimir questões atinentes a conflitos empresarias, em especial, litígios societários.
Logo após a palestra e cerimônia de abertura do evento, os autores autografaram os livros e participaram de um coquetel especial na sede da Associação Comercial de São Paulo.