A Federação dos Contabilistas de São Paulo – Fecontesp celebrou no último sábado, dia 11 de junho, em Sorocaba, o 74º aniversário de fundação.
O evento reuniu lideranças de todo o estado e representantes de outras entidades para uma manhã de muitas homenagens e congraçamento, entre elas o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima, que foi outorgado com o título de “Destaque Dirigente Sindical 2021”.
Parafraseando um trecho da canção “Apenas um Rapaz Latino Americano”, do cantor e compositor nordestino Belchior, Lima falou da sua trajetória profissional de mais de 20 anos dedicado a Contabilidade e ao Sindcont-SP, e a sua decisão de mudança de estado, quando trocou a cidade de Morada Nova de Minas Gerais, para se lançar em São Paulo.
“Nosso trabalho à frente do Sindcont-SP foi valoroso para a classe, apesar das dificuldades enfrentadas por causa da pandemia, a gente não parou e continuou realizando eventos remotamente, novas ações e frentes em prol da categoria, sempre em busca de fortalecer a classe contábil e o mundo sindical, por isso, recebo essa honraria com muita alegria e entusiasmo para continuar na defesa e no congraçamento, onde somos destaques no Brasil, pela dedicação e forma de trabalho, juntos às entidades congraçadas e a contabilidade”, enfatizou o líder setorial, ao conclamar, junto com as lideranças sindicais compostas pela Fecontesp, a união e perseverança do sistema sindical brasileiro.
O vice-presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, leu o currículo de Carlos e prestou uma homenagem ao outorgado “a caminhada foi longa, mas de muitas conquistas. Tive a honra de acompanhar bem de perto essa trajetória de mais de 20 anos dedicados a nossa entidade”, citou ele, ao falar também dos seus familiares.
A solenidade, que foi conduzida pelo presidente Dagoberto Silverio da Silva, contou ainda com as presenças das seguintes autoridades que compuseram a mesa de trabalho do evento: Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP, Divanzir Chiminacio, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNBL, Marcelo Galvão, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Sorocaba – Sindcontsor, Flávia Augusto, vice-presidente de Desenvolvimento do CRCSP, representando o presidente José Aparecido Maion, Marco Antonio de Carvalho Fabbri, presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional, Manoel de Oliveira Maia, presidente da Fecontesp, gestão 2017-2019, José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Approbato Machado Junior, presidente da Fenacon e Mauro Sérgio de Melo, diretor do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba
Abertura
As entidades Congraçadas do Estado de São Paulo foram representadas por Marco Antonio de Carvalho Fabbri, presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional. “Em nome de todos, desejamos que a Fecontesp continue escrevendo com maestria a sua história dedicada em prol da categoria e que nossa classe siga unida e sinérgica em defesa do constante desenvolvimento”, disse ele.
“São Paulo é o pulmão do Brasil. E hoje, reunimos nesta solenidade, grandes lideres que nos inspiram. Saio hoje com o sentimento de gratidão e reconhecimento da classe, pois a história é o que fica e o que foi feito e, aqui, temos e vivenciamos muitas historias e conquistas em defesa da contabilidade. Parabéns Fecontesp e os outorgados do dia”, frisou Chiminacio, presidente da CNBL.
Em nome dos Sindicatos que compõem o sistema da Fecontesp, o presidente do Sindcontsor, Marcelo Galvão, destacou que “o momento atual das entidades e do Brasil é de reflexão”.
Na mesma linha, citou os presidentes da Fenacon, Sescon-SP e Aescon-SP, Sergio Approbato Machado Junior e Carlos Alberto Baptistão, respectivamente. “Somos uma classe reconhecida por profissionais dedicados e que precisam se atualizar constantemente, lembrou Approbato”. “Buscamos diariamente o fortalecimento das entidades e importância do congraçamento”, relatou Baptistão. As duas lideranças homenagearam no ato, o conselheiro consultivo e presidente do Sescon-SP, gestão 2004-2006, Antonio Marangon, que faleceu no fim de semana.
Por fim, para encerrar a cerimônia, o presidente da Fecontesp agradeceu a oportunidade de estar presente com todos que, segundo ele, foi o primeiro evento presencial realizado pela Federação, após a pandemia. “Continuamos nos reinventando e buscando soluções para os nossos representados. Hoje, destacamos nesse evento o equilíbrio de forças e de representatividade de todo o interior e capital. Parabéns Fecontesp”, finalizou Silverio.
Homenagens
Na ocasião, além de Geraldo Lima, que recebeu o título de ‘Destaque Dirigente Sindical 2021’, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, foi condecorado como a “Personalidade do Ano de 2021”. “Muito gratificante receber essa congratulação que é especial para o fortalecimento dos Sindicatos, de onde eu vim e cresci profissionalmente. Estendo a honraria a todas as lideranças”, expressou Donizete. Flávia Augusto foi convidada para falar sobre a carreira profissional de Valentina. E ainda, o presidente da Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia, gestão 2017-2019, teve sua fotografia descerrada e entronada na galeria de Presidentes da entidade.
Pelo Sidncont-SP, os diretores José Roberto Soares do Anjos (Financeiro), Nobura Yomura (Secretaria), Marina Kazue Tanoue Suzuki (Cultural) e João Bacci, além do vice-presidente Claudinei Tonon, prestigiaram a solenidade no Grand Hotel Royal, em Sorocaba.