O Grupo de Estudos do Terceiro Setor e Contabilidade Pública do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP promoveu, na última segunda-feira (27), uma palestra com intuito de explicar a importância da auditoria e dos controles para as entidades do terceiro setor.
A atividade, que aconteceu na sede social da Entidade, foi ministrada por Rafael Valle, bacharel em Contabilidade, com especialização em Contabilidade Internacional.
Entre os assuntos abordados pelo especialista em auditoria de empresas e entidades do Terceiro Setor, Valle pontuou sobre o momento atual das organizações, controle fiscal, Lei nº 12.101/09, normas legais e transparência, desafios e oportunidades, legislações aplicáveis às entidades sem fins lucrativos, obrigatoriedade dos auditores e objetivos da auditoria contábil no Terceiro Setor, relatórios, benefícios e importâncias, além de outras situações.
“Apesar de estarmos em um setor que exige um controle fiscal muito grande e altamente regulado, somos também um segmento importantíssimo para o País. Sem o terceiro setor, a situação atual do Brasil estaria bem mais difícil”, explicou Valle ao iniciar sua apresentação.
“Em comparativo com a média mundial que representa 4,7% do PIB, estamos em constante crescimento e já somamos cerca de 1,2 a 1,5% do nosso PIB. Para descrever essa dimensão em números, o terceiro setor gera diretamente cerca de 4 milhões de empregos. São mais de 500 mil CNPJ e 25 milhões de voluntários espalhados por todo o País”, frisou.
A palestra contou com as presenças do diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, e do coordenador do Grupo do Terceiro Setor e Contabilidade Pública do Sindcont-SP Josimar Santos Alves.
Texto: Renato Ricarte
Fotos: Renato Ricarte
Edição: