Nesta quinta-feira, 4 de julho, dois dias após a apreensão anterior (de 882kg) a Receita Federal frustrou nova tentativa de envio ao exterior, dessa vez de 380kg de cocaína, através do Porto de Santos.
A droga estava escondida em um de dois contêineres de um carregamento de 42 toneladas de café, destinada ao porto de Gotemburgo, na Suécia, mas que faria baldeação em Antuérpia, na Bélgica. Esta foi a 5ª apreensão do ano, cujo acumulado é de 1.623kg, e a 2ª da semana, atingindo uma quantidade de 1.262kg nesse curto período.
Seleção de cargas pela Receita Federal
Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não invasiva por imagens de escâner. Esse trabalho busca garantir a agilidade das operações do comércio exterior e, ao mesmo tempo, coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.
Outra ferramenta importante é a participação de cães farejadores da Receita Federal. Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas.
Perícia e investigação a ser conduzida em inquérito policial