Entenda como funciona a ECD
21 de junho de 2019Não se esqueça das mudanças no IR deste ano
21 de junho de 2019A Receita Federal liberou novos serviços por meio do Dossiê Digital de Atendimento a Distância (DDA). Agora, é possível fazer a entrega de formulários, comunicados, requerimentos, recursos e outros documentos relacionados ao Repetro.
Além disso, os contribuintes podem entregar:
– O requerimento do registro especial a que estão sujeitos os produtores, engarrafadores, cooperativas de produtores, estabelecimentos comerciais atacadistas e importadores de bebidas alcoólicas;
– O Termo de Opção pelo Regime Especial de Tributação – RET, e do termo de constituição de patrimônio de afetação da incorporação, aplicável às incorporações imobiliárias; entrega de Requerimento de Admissão Temporária – RAT;
– Apresentação de requerimento de certificado como Operador Econômico Autorizado – OEA;
– Entre outros.
Segundo o órgão, os demais serviços disponíveis podem ser consultados no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC.
A Receita contou ainda que foi implantada na ferramenta a possibilidade do solidário/subsidiário arrolado em auto de infração poder interagir no processo administrativo via e-CAC.
Vale lembrar que a entrega de documentos em formato digital, por meio do Portal e-CAC, é obrigatória para pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado.
Para os demais contribuintes ou no caso de indisponibilidade dos sistemas informatizados da RFB que impeça a transmissão dos documentos por meio do e-CAC, a entrega será feita mediante atendimento presencial, em unidade da RFB.
Na primeira etapa do DDA, anunciada no dia 14 de março, permitiu-se a disponibilização do serviço de Certidão Negativa de Débitos (Certidão Conjunta) prestado a Pessoas Jurídicas e Físicas que possuem certificação digital.
Texto: Com informações da Receita Federal
Fotos:
Edição: Katherine Coutinho



