Palavra do Presidente

Sindcont-SP, mais um ano de informação e serviços aos associados e profissionais contábeis.

Estamos no penúltimo mês de 2021 e durante todo este ano, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que  tem como razão de sua existência os associados, se empenhou ao máximo para atender o interesse coletivo dos profissionais da Contabilidade, dando a eles o melhor, em termos de condições de saúde e lazer e atualização profissional.

Assim, oferecemos serviços e benefícios aos nossos associados, visando uma melhor condição pessoal e profissional, por meio de palestras, cursos, troca de experiências, parcerias, e outras atividades que contribuíram para o desenvolvimento e  excelência em sua carreira.

Como exemplo desse esforço conjunto de toda a Casa do Saber Contábil, no mês de outubro, realizamos o 36º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac, na Universidade Paulista – Campus Tatuapé, que ocorreu em consonância com a reunião do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis- CEDFC.

Outra atividade que merece destaque, cuja cobertura completa pode ser vista na página seis, foi a live “Inimaginável Mundo Novo, na Contabilidade”, na qual tratamos do provável futuro contábil e o que esperar para a área. Na ocasião contamos com a apoio do presidente e dos acadêmicos da Academia Paulista de Contabilidade – APC, respectivamente, Domingos Orestes Chiomento, Angela Zechinelli Alonso e Jorge Roberto Manoel. A eles os nossos agradecimentos pela esclarecedora e enriquecedora palestra.

Em outubro ainda promovemos um amplo debate sobre as NBCs TG 1001 e 1002 que estão em Audiência Pública no Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Para discutir esse importante tema, reunimos docentes das principais universidades de São Paulo e lideranças contábeis, o que trouxe novas luzes sobre as normas.

Também estamos atentos a questões que norteiam a nossa profissão no atual momento, como o Relato Integrado, assunto que tratamos com destaque nesta edição. Na matéria de capa abordamos a mais nova forma de preparo e comunicação de diagnósticos empresariais, visto que o Relato Integrado é um instrumento que propicia às empresas melhores condições, em um mundo mais transparente. Na prática, funciona assim: se uma pessoa ou organização compartilha de uma visão “integrada”, automaticamente ela tem uma abordagem mais ampla e de longo prazo para o negócio, tornando-se uma “defensora” da clareza do processo de elaboração das informações a serem transmitidas, independentemente de serem financeiras ou “não financeiras”, para o seu bem e o bem da sua empresa, organização e País. Portanto essa é uma forte tendência da maneira de se fazer Contabilidade, já nos nossos dias e também no futuro.

Outro tema relevante e por que não dizer até mesmo preocupante é o trabalho em home office, que se expandiu de forma extraordinária durante a pandemia do novo coronavírus e que ainda continua em prática na maioria das empresas. Contudo, alguns cuidados são necessários para evitar complicações futuras com os funcionários. Tratamos do tema com detalhes, inclusive ouvindo especialistas que nos dão orientações de como proceder, na matéria da página 17.

Confirmando nosso propósito de prestar serviços e transmitir informações,  trazemos uma entrevista exclusiva com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, José Donizete Valentina, que nos relata detalhes de sua participação na Conferência Interamericana de Contabilidade-CIC, o maior evento contábil da América Latina, a qual pode ser visualizada nas páginas de 22 a 25, além de falar sobre os preparativos para a  27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade-Convecon, que tem a participação efetiva do Sindcont-SP, e será realizada em fevereiro de 2022.

Sugerimos que reserve estas datas em sua agenda, e fique atento a todos os eventos e atividades promovidos pela Casa do Saber Contábil, que tem como missão e finalidade prestar serviços de qualidade aos profissionais da classe e elevar o valor da Contabilidade para as empresas e para o Brasil.

Acesse o conteúdo do Mensário do Contabilista em www.sindcontsp.org.br 

Boa leitura!

Geraldo Carlos Lima
Presidente