Palavra do Presidente

Ano novo: tempo de inovar, valorizar e humanizar

Iniciamos mais um ano e, com ele, uma nova gestão no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, a qual tenho a honra de presidir ao lado de uma Diretoria experiente e competente, que adotou como foco o desenvolvimento técnico e humano dos profissionais da Contabilidade e a luta pelo reconhecimento de nossa profissão, tão importante que é para a geração de empregos e a distribuição de renda no País. Por isso, o lema que norteará nossas ações nos próximos três anos será: “Inovar, Valorizar e Humanizar”.

Inovar porque estamos em tempos de mudanças. As novas tecnologias e o cenário atual exigem isso; Valorizar porque quando somos gratos e reconhecemos as pessoas e as circunstâncias, essa energia retorna para nós mesmos, em efeito bumerangue; e Humanizar porque antes de sermos profissionais da Contabilidade, empresários, professores, consultores, etc., somos seres humanos e essa Casa vai acolher a todos com muito zelo e respeito.

Assim iniciamos a 51ª gestão do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, porque desde os primórdios de 1919, quando um grupo de pioneiros tomou a importante decisão de criar e formalizar o Sindicato, firmamos efetivamente um pacto com a constituição do profissional contábil, na defesa de seus direitos e na delimitação dos seus deveres. Nesse sentido, ao longo de quase 104 anos, a serem cumpridos no dia 19 de julho próximo, a Casa do Saber Contábil vem promovendo a educação profissional continuada, reafirmando o código de conduta ética, e edificando, tijolinho por tijolinho, uma relação de confiança mútua com o segmento empresarial e a sociedade.

Então, expresso aqui o meu contentamento, e um sentimento de profunda gratidão, pela oportunidade de assumir a presidência do Sindcont-SP, com muita motivação e desejo de realizar benfeitorias para os nossos associados, filiados e para os profissionais da Contabilidade em geral, que poderão nos acompanhar por meio de nossas plataformas digitais e presencialmente na sede da Entidade.

Dentre os muitos planos que temos pela frente podemos anunciar que, por unanimidade, em assembleia geral, aprovamos alteração no estatuto social da Entidade, e, sendo assim, a partir de agora não será requisito obrigatório para se filiar ao Sindicato ter registro no Conselho Regional de Contabilidade. Ou seja: todos os profissionais e estudantes interessados em se associar poderão fazer parte do nosso quadro associativo e desfrutar dos inúmeros benefícios que oferecemos, principalmente no campo do aperfeiçoamento técnico.

Essa, talvez, seja uma atitude inédita na história do sindicalismo brasileiro, que existe e atua em prol das categorias profissionais. Em nosso caso, especificamente, tomamos essa decisão por considerar que as Ciências Contábeis estão presentes em todos os setores, e têm atuação desde o controle financeiro, ao mercado corporativo, passando pelo terceiro setor e culminando no setor público.

Ademais, trata-se de uma profissão indispensável a todas as outras, tais como: médicos, advogados, ambientalistas, corretores imobiliários, economistas, administradores, e ao segmento empresarial como um todo. Também nas organizações contábeis, muitos funcionários de outras áreas contribuem para o desempenho das tarefas e necessitam estar atualizados, e o mesmo ocorre com profissionais que não pertencem a nossa base, mas que estão preocupados com o seu aperfeiçoamento profissional.

Visando colaborar com esse público, o estatuto aprovado prevê uma nova classe de associado que será chamada de Sócio Espontâneo com regulamento próprio, também aprovado pela diretoria.

Bem sabemos que as empresas e a sociedade precisam contar com profissionais preparados para enfrentar os desafios da modernidade.  Ampliando nossa perspectiva associativa poderemos contribuir de maneira efetiva para capacitar e fornecer ao mercado profissionais contábeis prontos para enfrentar esses desafios, e também fornecemos bases para outras áreas entenderem como funciona e a importância da Contabilidade, valorizando assim o profissional que atua na área.

Dessa maneira pretendemos, nesta gestão, servir aos nossos associados, sejam eles registrados ou não, ajudando-os com informações e compartilhando conhecimento para que possam executar as boas práticas da Contabilidade em seu dia a dia e, para que juntos, possamos construir estratégias eficazes.

Sem dúvida, essa será uma gestão de muitas mãos, como nos ensinou o empresário Henry Ford (1863-1947): “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”.

Portanto, conclamo o Conselho Diretor, a Diretoria, todos os colaboradores, patrocinadores e parceiros para darmos as mãos e fazermos o melhor pelo nosso Sindicato, pelos Associados e pela Classe Contábil, mesmo porque muitas outras novidades virão nos próximos meses.

Aproveito para desejar um Feliz e Produtivo Ano Novo, com muita harmonia entre nós e frutíferas realizações para todos.

Aproveite e acesse agora a edição deste mês do Mensário do Contabilista.

Claudinei Tonon
Presidente