Palavra do Presidente

Abril, mês de comemorações na Contabilidade 

Neste 25 de abril, Dia do Contabilista, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP rende suas homenagens ao brilhante contador João Lyra Tavares, senador e patrono da classe, pela feliz iniciativa de instituir esta comemoração, que nos motiva a rememorar nossa história, reafirmar nossos valores e avançar ainda mais nesta profissão que tanto promete e entrega àqueles que a abraçam com verdadeira paixão. 

A Casa do Saber Contábil certamente se encaixa nessa “paixão” pela Contabilidade e por seus integrantes, o que se traduz nos constantes esforços para prestar os melhores serviços em termos de orientação profissional e também de apoio pessoal para o conforto, lazer e bem-estar dos seus associados e filiados. 

Além do enorme leque de oportunidades que disponibiliza por meio dos seus Grupos e Centros de Estudos, palestras, seminários, lives e eventos que realiza continuamente, promovendo esclarecimentos e estimulando o debate sobre assuntos atuais e inquietantes da Contabilidade, ainda oferece vários serviços em sua sede, a exemplo do Posto da Jucesp e o da Receita federal; sem contar a Consultoria Jurídica, as muitas parcerias firmadas na área da saúde, educação e lazer, sempre com o propósito de favorecer os profissionais da classe.  

Defesa dos interesses dos profissionais da Contabilidade 

Também essa atenção é manifestada por meio de ações em defesa dos interesses  profissional contábil e da sociedade junto aos poderes públicos e órgãos arrecadadores, como: o manifesto sobre a Declaração Eletrônica das Sociedades Profissionais-D-SUP encaminhado ao prefeito municipal, Ricardo Nunes, no início do mês de março (leia matéria completa a página nº 8); a batalha travada para a melhoria das relações entre o fisco e o contribuinte, tais como: aumento do agendamento eletrônico e também presencial, já que se acabaram as restrições da pandemia; e o acesso aos arquivos XML, que trazem grande facilidade ao profissional na coleta dos dados fiscais dos seus clientes, dentre outros. Nesta particular, a Casa do Saber Contábil uniu forças com os presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, para levar estes importantes pleito à secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, em reunião no Palácio dos Bandeirantes, no dia 21 de março de 2022. Ambas as reinvindicações estão aguardando soluções, que acreditamos sejam positivas. E muitas outras ações que atestam a nossa preocupação com os profissionais que representamos.  

 Comemorações do 25 de abril  

Como é de praxe, todos os anos, temos o privilégio de iniciar as celebrações da Data Magna da profissão em nossa sede, no dia 25 de abril mesmo, com um grande evento, repleto de homenagens, premiações e emoções. Nessa oportunidade procuramos sempre lembrar que os contadores são fundamentais para os cidadãos, as empresas públicas e privadas e os governos, em suas três esferas de poder – municipal, estadual e federal -, ao exercer com maestria suas atividade profissionais, o que contribui para o crescimento da economia, a geração de emprego e renda, o desenvolvimento social e a estabilidade financeira de nosso País.  

Neste contexto, é importante registrar que os profissionais da Contabilidade, de hoje e do passado, sempre exerceram grande influência para uma correta ordenação contábil e tributária do País. Os exemplos são inúmeros, mas vamos nos ater apenas ao do mestre Milton Improta, que interferiu firmemente junto ao Ministério da Educação, para incluir o curso de Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo-FEA-USP, há 75 anos. (leia matéria completa na página nº 9) 

São reais os fatos que nos levam à conclusão de que temos muito a comemorar neste 25 de abril, como a conquista de maior transparência nas áreas tributária, trabalhista e previdenciária, uma melhor comunicação com os órgãos arrecadatórios, o fato de os contadores estarem galgando o título de consultores empresariais, a promoção dos avanços tecnológicos e a implantação de ações e serviços voltados para atender às reais necessidades dos profissionais da Contabilidade. Sem dúvida, a soma desses coeficientes leva nossa categoria a uma nova configuração, muito mais otimista e promissora. 

Todas as nossas ações são motivadas pela lealdade, ética e amor à profissão, e muito nos orgulha fazer parte de uma classe que tem por propósito promover a verdadeira transformação econômica e social.  

Feliz Dia do Contabilista! E obrigado a todos que, com seu zelo, trabalho sério e competente, contribuem para fazer da Contabilidade uma profissão cada vez mais valorizada e indispensável ao desenvolvimento social e à sobrevivência da humanidade! 

Acesse o conteúdo do Mensário do Contabilista em www.sindcontsp.org.br 

Boa leitura!

Geraldo Carlos Lima
Presidente