Palavra do Presidente

As marcas e ações dos últimos seis meses

Seis meses de 2021 já se passaram. E essa é uma excelente oportunidade para fazermos um balanço de nossas atividades nestes 182 dias já vividos neste ano desafiador e ao mesmo tempo de superação. Desde o início de 2020 estamos nos reinventando, adaptando a nossa rotina aos processos exigidos pelo isolamento social imposto neste período pandêmico.

E, com a experiência adquirida e consolidada no ano passado, podemos afirmar que estes primeiros seis meses do ano foram muitos produtivos. Diariamente, profissionais da Contabilidade da Grande São Paulo, do País, e por que não dizer de vários países do mundo, tiveram a oportunidade de participar de debates e reuniões virtuais, promovidos para discutir temas atuais e de seu interesse direto.

O Brasil Não Pode + Esperar

No dia 17 de fevereiro, fui convidado a participar da série “O Brasil Não Pode + Esperar”, campanha da Rádio Jovem Pan, em favor das reformas Tributária e Administrativa, a qual ouviu empresários, lideranças e autoridades da sociedade civil. Na ocasião destaquei a necessidade e urgência da aprovação das reformas para o destravamento dos negócios e diminuição do custo Brasil.

8 de março Dia Internacional da Mulher

No mês de março, em comemoração ao dia Internacional da Mulher, precisamente no dia 8, em evento online, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, em conjunto com o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP e as demais Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, homenageamos a profissional da Contabilidade, Edna Magda Ferreira Góes, com o Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas de 2020, em alusão a todas as mulheres contabilistas do Brasil.

Sindcont-SP promove a Semana do Imposto de Renda

Com o propósito de dar orientações sobre o preenchimento das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, nos dias 16, 17 e 18 de março, a Casa do Saber Contábil promoveu uma semana de estudos e debates sobre o principal imposto federal do País, visto que é cobrado sobre a renda dos brasileiros.

Durante a “Semana de Estudos”, os participantes puderam acompanhar as principais novidades, bem como as dificuldades referentes ao IRPF 2021, ano-base 2020.

Além deste evento, neste ano a Entidade montou uma forte estrutura para contribuir com os profissionais da base no preenchimento das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Para participar, o associado só precisava apertar o botão “Balcão de Consultas sobre IRPF – o seu espaço de dúvida e informação”, ou se tivesse alguma questão específica, poderia falar diretamente comigo no link “Fale com o Presidente”. E, a ação deu tão certo que os canais permanecem abertos, mesmo com o fim da temporada de entrega das declarações.

Manifesto da classe pede prorrogação do pagamento de tributos

No dia 15 de março, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP foi um dos signatários de um manifesto solicitando a postergação dos prazos de obrigações principais e acessórias e anistia de multas e penalidades por eventuais atrasos, erros ou omissões de informações. A iniciativa partiu do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP,  com o apoio das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo. O documento foi enviado às autoridades governamentais e aos demais órgãos responsáveis pelas obrigações fiscais e tributárias, justificando a necessidade da medida devido à impossibilidade técnica para o cumprimento dos prazos de entrega das obrigações, em razão dos efeitos da pandemia.

 PPI do Município de São Paulo

O Sindcont-SP emprestou seu total apoio ao Projeto de Lei nº 177/2021, que foi encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo, no dia 22 de março, pelo então prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Este PL foi elaborado a pedido do vereador paulistano Arnaldo Faria de Sá, com a concordância do secretário municipal da Casa Civil, Ricardo Tripoli. A proposta pede a reabertura do Programa de Parcelamento Incentivado – PPI 2021, no município de São Paulo, o qual permite que contribuintes inadimplentes com o município possam regularizar seus débitos, decorrentes de créditos tributários e não tributários, constituídos ou não, inclusive os inscritos em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020. E, no fim de maio, foi instituído, na cidade de São Paulo, o novo PPI/2021, que passará a vigorar após divulgação de regulamento, com a finalidade de normalizar fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020.

Parceria com a Sefaz-SP

Também firmamos importantes parcerias, que trarão resultados práticos para os profissionais da Contabilidade, como, por exemplo, o acordo assinado com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – Sefaz-SP, para tratar sobre a nova fase de divulgação e orientação do Programa Empreenda Legal. A ideia é orientar e alertar os contribuintes paulistas sobre a importância de regularizar a emissão de documentos fiscais, em especial para os Microempreendedores Individuais – MEIs, Empresas de Pequeno Porte – EPPs ou Micro Empresa – MEs, evitando dessa forma, prejuízos e irregularidades e, em determinados casos, restrições à emissão de documentos fiscais.

25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade

Realizamos também a comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, em evento promovido juntamente com a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, no dia 26 de abril, o qual contou com  uma série de atividades e palestras para debater o futuro da profissão, novas temáticas e perspectivas diante do cenário pandêmico e usabilidade do marketing digital em prol da Contabilidade.

Maio – EPAC Mackenzie e Universidade Anhembi Morumbi

No mês de maio, realizamos a 34ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos da Contabilidade – EPAC, na Universidade Mackenzie, que juntamente realizou a sua Semana de Contabilidade, em três dias de transmissão de informações compactas e conhecimentos valiosos para os futuros profissionais. (Veja reportagem completa na página 7 a 9)

É importante registrar que neste ano, comemoramos também os 10 anos de instituição dos EPACs, cuja primeira edição foi realizada 2011.

Estas são apenas algumas das atividades realizadas no semestre, que bem ilustram o quanto o Sindcont-SP está envolvido e trabalhando em benefício de seus associados, filiados e da classe como um todo.

 Vacina Covid-19

Gostaria ainda de compartilhar com vocês que o Sindcont-SP está pleiteando na Justiça a possibilidade de imunizar, de forma mais rápida, os seus associados contra o coronavírus. Com isso, a Entidade impetrou, no dia 8 de abril de 2021, junto à 2ª Vara Federal Cível, da Seção Judiciária de São Paulo, uma ação contra a União, solicitando autorização para aquisição de imunizantes contra a Covid-19, com a finalidade de serem disponibilizados aos associados adimplentes da entidade, familiares dos associados e colaboradores, de acordo com as regras e determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para uso no Brasil.

Isso porque a Contabilidade é uma profissão essencial (conforme retratamos na matéria nas páginas 18 e 19 nesta edição da Revista Mensário do Contabilista), apesar de  constatarmos que falta apoio do poder público para o profissional que lida diretamente com a saúde dos negócios do maior Estado da federação. Essa é uma luta que abraçamos e vamos aguardar os resultados positivos.

Diante de todas essas ações e experiências vividas, o que fica como ensinamento é que precisamos aprender a lidar com os imprevistos, dando um passo de cada vez na direção dos nossos objetivos. Aceitando o imutável e procurando aprender sempre.

O fundamental é que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, que completará 102 anos de atuação, no dia 19 de julho próximo, faz de sua passagem no tempo um baluarte de serviços, ações e conquistas, que sedimentam o caminho dos profissionais da Contabilidade.

Acesse os canais de comunicação do Sindcont-SP e participe!

Geraldo Carlos Lima
Presidente do Sindcont-SP
Gestão 2020-2022