Palavra do Presidente

25 de abril: Dia do Profissional da Contabilidade, cumprimentos e reflexões

Pela primeira vez em 94 anos, nós, profissionais da Contabilidade de todo o Brasil comemoramos o nosso Dia, 25 de abril, de uma maneira diferente, sem festas ou celebrações presenciais. O que de certa forma é triste, mas necessário.

Em verdade, a pandemia da Covid-19 e o isolamento social imposto pelo coronavírus nos trouxeram além do receio da contaminação, um prejuízo muito grande que é a falta do convívio com as pessoas que admiramos e amamos.
Impossibilitados de participar de reuniões e cursos presenciais, somos forçados à “intimidade” com as tecnologias e com os aplicativos de videoconferência, porque em nossas atividades profissionais não podemos parar, em especial nestes dias de tantas mudanças na legislação contábil, tributária e regulatória.

A projeção da devastação ocasionada pelo vírus mortal não tem precedentes na economia contemporânea. E para que os prejuízos não sejam ainda maiores, os gestores necessitam de relatórios contábeis de qualidade. Conscientes disso, as lideranças da classe contábil de São Paulo, encabeçadas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, e com total apoio do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, a Casa do Saber Contábil, lançam a campanha: “A saúde dos negócios é com o Contador”.

Certamente, só a Contabilidade é capaz de transmitir informações confiáveis, que são a base para um empreendimento crescer e se manter seguro, mesmo em tempos conturbados como estes que ora vivemos.

Sem dúvida, nossa profissão sairá fortalecida desta crise que, mesmo deixando um terrível legado de perdas e de dores, mostrará os aspectos positivos da Contabilidade para as empresas e os cidadãos que se utilizam dos nossos serviços.

Por isso, neste Dia 25 de abril, temos muito a comemorar sim, e a aprender também, pois devemos estar sempre preparados para os desafios que se nos impõem, como este novo coronavírus e tantos outros que já superamos, e por certos outros que virão.
E a nossa arma poderosa para vencer todas as intempéries é a informação. Por isso o Sindcont-SP não interrompeu um dia sequer as suas atividades de orientação profissional, por meio dos grupos de estudos, dos cursos e das participações online, de maneira a manter os profissionais atualizados e aptos a aplicar as novas leis.

Portanto, já que, pela primeira vez na história da classe contábil, desde que o Dia do Profissional da Contabilidade foi instituído, em 25 de abril de 1926, estamos comemorando separados fisicamente, mais unidos em propósitos e intenções, devemos festejar o nosso Dia com muito orgulho e satisfação, com a consciência de que tudo isso vai passar, mas os profissionais da Contabilidade jamais passarão!

Parabéns profissionais da Contabilidade, o Sindcont-SP – a Casa do Saber Contábil os saúda com toda a dignidade e respeito que vocês merecem!

Geraldo Carlos Lima
Presidente do Sindcont-SP
Gestão 2020-2022