
Geraldo Lima prestigia entrega de ‘Diploma de Contabilista do Ano’ em sessão solene na Câmara Municipal de Ribeirão Preto
16 de maio de 2022
Guia de pagamento do MEI Caminhoneiro já pode ser emitida pelo PGMEI
17 de maio de 2022Em reunião de alinhamento e retomada de diálogo, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, em conjunto com as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, se reuniram na quarta-feira (11) com representantes da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.
No encontro, que contou com Marcel Siqueira, Diretor-adjunto de Gestão, Atendimento e Conformidade, e Marcelo Tavares, Assistente Fiscal Chefe de Atendimento ao Público e Cadastro (AFAPC), a Casa do Saber Contábil foi representada pelo diretor Denis de Mendonça.
As lideranças abordaram com a equipe da Sefaz/SP o aprimoramento de processos relacionados à fiscalização; o pedido de extinção da GIA, movimento que vem ocorrendo em outros estados; a simplificação dos processos relacionados à substituição tributária; o reforço à antiga reivindicação de acesso aos arquivos XML dos contribuintes pela contabilidade; e a retomada do Grupo de Trabalho que reúne as entidades e a Subsecretaria da Receita Estadual – SRE, além de outros assuntos.
Siqueira destacou que a burocracia também não é positiva para o Governo, corroborou a intenção da pasta de simplificação e afirmou que a secretaria está de portas abertas para o apoio da classe contábil. “Queremos ouvir vocês, esse canal de diálogo é importante e estamos à disposição do grupo”, afirmou, ao acrescentar que todas as pautas levantadas serão analisadas.
Participaram também da reunião Filipe Rubim de Castro Souza, de Políticas Públicas do SEBRAE; Silvério Crestana, consultor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Alesp; o vice-presidente do SESCON-SP, Antonio Carlos Souza dos Santos; e o gerente Institucional e Jurídico, Marcos Kazuo.
Com informações e foto da assessoria de imprensa do Sescon-SP




