Em reunião de alinhamento e retomada de diálogo, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, em conjunto com as Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, se reuniram na quarta-feira (11) com representantes da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo.
No encontro, que contou com Marcel Siqueira, Diretor-adjunto de Gestão, Atendimento e Conformidade, e Marcelo Tavares, Assistente Fiscal Chefe de Atendimento ao Público e Cadastro (AFAPC), a Casa do Saber Contábil foi representada pelo diretor Denis de Mendonça.
As lideranças abordaram com a equipe da Sefaz/SP o aprimoramento de processos relacionados à fiscalização; o pedido de extinção da GIA, movimento que vem ocorrendo em outros estados; a simplificação dos processos relacionados à substituição tributária; o reforço à antiga reivindicação de acesso aos arquivos XML dos contribuintes pela contabilidade; e a retomada do Grupo de Trabalho que reúne as entidades e a Subsecretaria da Receita Estadual – SRE, além de outros assuntos.
Siqueira destacou que a burocracia também não é positiva para o Governo, corroborou a intenção da pasta de simplificação e afirmou que a secretaria está de portas abertas para o apoio da classe contábil. “Queremos ouvir vocês, esse canal de diálogo é importante e estamos à disposição do grupo”, afirmou, ao acrescentar que todas as pautas levantadas serão analisadas.
Participaram também da reunião Filipe Rubim de Castro Souza, de Políticas Públicas do SEBRAE; Silvério Crestana, consultor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Alesp; o vice-presidente do SESCON-SP, Antonio Carlos Souza dos Santos; e o gerente Institucional e Jurídico, Marcos Kazuo.
Com informações e foto da assessoria de imprensa do Sescon-SP