Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro de 2024, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, recebeu em sua sede, lideranças da classe contábil, especialistas e homenageados, para oficializar o encerramento dos trabalhos da 13ª Semana Paulista da Contabilidade, que aconteceu de 12 a 18 deste mês, e, ao mesmo tempo celebrar os 75 anos de atuação do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis-CEDFC, ocasião em que, como já é tradicional, fez a entrega da Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini e do Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto, a ilustre profissionais da Contabilidade.
Estavam presentes na mesa solene as seguintes autoridades: Claudinei Tonon – presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP; Denis de Mendonça – presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, gestão 2024; Antonio de Oliveira Rego – presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, gestão 1992, que representou os presidentes das gestões anteriores; José Heleno Mariano – presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; Carlos Alberto Baptistão – presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo-Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo-Aescon-SP; Marcio Massao Shimomoto, presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, representando o presidente da Associação Comercial do Estado de São Paulo, Roberto Mateus Ordine; Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil-Ibracon 5ª Seção Regional; Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC, representando o presidente do Tribunal de Impostos de Taxas-TIT, Argos Campos Ribeiro Simões.
Pronunciamentos:
O presidente do CEDFC, Denis de Mendonça, foi o primeiro a se pronunciar dizendo que o Centro de Estudos é “‘uma faculdade acelerada’, porque sem esse espaço para fazermos nossas perguntas, ficaríamos à mercê de dúvidas que nos estressam. E a finalidade do Centro de Estudos é exatamente essa: ajudar e auxiliar o profissional contábil nas suas questões. Sem contar que aqui fazemos amigos e temos a quem recorrer nas horas das necessidades. Convido a todos a assistirem aos nossos encontros às quartas-feiras. Agradeço também ao Sindcont-SP por nos dar a oportunidade de participar dessa seleta mesa. Que venham mais 75 anos!
0 contador Antonio de Oliveira Rego, que presidiu o Centro de Estudos na gestão 1992, representou os presidentes das gestões anteriores e falou sobre sua história de vida e sua participação no CEDFC. “Muito obrigada por essa oportunidade de apresentar aquilo que eu já sabia há muito tempo: o Centro de Estudos precisa ser acompanhado, meus amigos, pois é muito proveitoso para a nossa vida profissional e particular.”
O presidente da Fecontesp, José Heleno Mariano, que é associado do Sindcont-SP desde 1964, fez uma ampla explanação a respeito do desenvolvimento do Centro de Estudos, enaltecendo seus presidentes anteriores e figuras ilustres do passado. “E uma honra participar dessa festa em comemoração aos 75 anos do CEDFC e presenciar a outorga de merecidas homenagens aos amigos que tanto têm feito por nossa profissão. Tive o prazer de acompanhar os trabalhos da 13ª SPC, e saúdo o presidente Tonon e a sua Diretoria, pela brilhante realização desse evento que multiplicou conhecimentos tão necessários aos profissionais da Contabilidade”.
Também componente da mesa solene, o contador Carlos Alberto Baptistão, presidente Sescon-SP e da Aescon-SP, disse que o mundo é feito de histórias e por isso a grande satisfação de participar da comemoração dos 75 anos deste Centro de Estudos: “Pessoas importantes passaram e presidiram esse espaço e muitos de nós viemos aqui, no início de nossas carreiras, para ‘aprender” e nos desenvolver profissionalmente. Quanto à SPC, o fato de estar na 13ª edição só comprova sua importância para os contabilistas. Falamos muito em valorização da nossa profissão. E essa valorização vem do aprendizado, o que nos dá condições de prestar serviços cada vez melhores. E essas homenagens também são muito relevantes, porque elas dão valor à profissão. Parabéns ao presidente Claudinei Tonon e a todos pela iniciativa.”
Já Viviene de Paula Rosa Alves Bauer, presidente Ibracon 5ª Seção Regional ressaltou também a importância do aprendizado contínuo. Isso faz parte do nosso desenvolvimento profissional. Se a gente não se atualizar não teremos condições de discutir e debater assuntos pertinentes à classe e aos interesses dos profissionais junto às autoridades. Parabéns a todos”.
Marcio Massao Shimomoto, presidente da Jucesp, que representou na ocasião o presidente da ACP, Roberto Mateus Ordine, agradeceu à Casa do Saber Contábil por dar continuidade à entrega do Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto, que leva o nome de seu pai. Segundo Marcio, ele era uma pessoa que, pela própria cultura, valorizava muito os que nos antecederem, os antepassados. “Hoje somos árvores, compostas por galhos, folhas e frutos, os nossos pais são os troncos, e a raiz são os nossos antepassados. Se nós não valorizarmos a raiz o resto padece. Sem a contribuição dessas pessoas que hoje estão sendo homenageadas a história seria diferente. Por isso cumprimento a todos, e aos presidentes anteriores, tanto do Sindcont-SP quando do Centro de Estudos, por terem contribuído, cada um a seu tempo, com a nossa profissão. Se hoje nossa profissão é valoriza, e o governo está pedindo a nossa ajuda é pelo trabalho dos contadores que nos antecederam”.
A Jucesp também agradece pela colaboração dos contadores, seus maiores parceiros. “Quem usa a Jucesp são os contadores. Estamos lançando um novo sistema da Junta, os contratos padrões, que serão iniciados na próxima semana, quando tivemos a participação das Entidades Contábeis do Estado. Vamos contar com os contadores para testar o sistema, para que quando for ao mercado esteja perfeito. Só conseguimos fazer isso através das entidades contábeis que representam os contadores”.
Ao encerrar esse bloco de depoimentos, o presidente do IPC, Gildo Freire de Araújo, que na ocasião representou o presidente do Tribunal de Impostos de Taxas-TIT, dr. Argos Campos Ribeiro Simões. “Também tive a oportunidade de começar pelo Centro de Estudos, foi um grande aprendizado, e muito oportuno no início da minha carreira. Fui presidente da mesa em 1996, e depois passei por várias entidades. É muito importante observar as possibilidades de carreira que temos atuando na profissão. É muito aprendizado. É muita diversificação. Muito conteúdo. Quero parabenizar o Centro de Estudos por essa caminhada”.
Medalha “Professor Luiz Fernando Mussolini”
O Sindcont-SP instituiu a Medalha Professor Luiz Fernando Mussolini, como forma de eternizar uma das figuras mais icônicas da Contabilidade, ao homenagear profissionais que contribuem para o engrandecimento e prestígio do Centro de Estudos.
Neste ano, a Láurea foi para os profissionais da Contabilidade: José Antonio Santos de Mello, José Roberto Soares dos Anjos e Marcio Augusto Dias Longo, que as receberam das mãos do presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, do diretor Financeiro Milton Medeiros de Souza e da diretora de Educação Continuada, Marina Suzuki, respectivamente.
Agradecimentos:
Em suas palavras de agradecimentos, o contador Roberto Santos de Mello, recordou a participação dos colegas do passado, como o dr. Ernesto das Candeias e outros: “Não posso deixar de agradecer a todos os profissionais que colaboram conosco, o que foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional.”
José Roberto Soares dos Anjos, que acumula a função de vice-presidente do Sindcont-SP, contou um pouco de sua história. “Cheguei no Sindicato em 1987 pelo restaurante que existia na sede e, depois, passei a conhecer as outras atividades da Entidade, como a biblioteca e o Centro de Estudos, mas não permaneci na Entidade. Em 1995, voltei a me filiar, e desde 2010 a 2011, sou frequentador assíduo do CEDFC, o qual me ajudou muito no momento de implantação do Sped. Aí aprendi que sozinho a gente não vai a lugar nenhum. Passei por várias fases até ser presidente da mesa em 2020, no ano da pandemia, quando inauguramos o Centro de Estudos Virtual. O que muito me orgulha. Muito obrigada por essa Medalha que guardarei com para a minha vida.”
Marcio Augusto Dias Longo, por sua vez, disse estar muito tocado por receber essa homenagem, e que começou a frequentar o CEDFC em 2001. “Estou muito honrado com essa homenagem. O Centro de Estudo é uma verdadeira escola onde aprendemos na prática, com os mais experientes, a resolver as nossas dificuldades cotidianas. Gratidão a todos e parabéns ao CEDFC.”
Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto:
Esse título foi instituído pelo Sindcont-SP no ano de 2021 para agraciar Associados que possuem mais de 30 anos de contribuições ininterruptas e que prestam reais e inestimáveis serviços a este Sindicato e à Classe Contábil.
Neste ano de 2024, conforme decisão da Diretoria da Casa do Saber Contábil, foram agraciados com o Titulo os seguintes profissionais: Nelson Mosulini Cagnani, com 67 anos de associação ao Sindcont-SP; Reynaldo Gonçalves, com 65 anos; Tetuya Fugimoto com 63 anos; e Antonio Borges da Costa 62 anos de associação ao Sindcont-SP, os quais receberam os títulos das mãos do presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon; vice-presidente, José Roberto Soares dos Antos; diretor Financeiro, Milton Medeiros de Sousa; e diretor Administrativo, Nobuya Yomura, respectivamente.
Agradecimento:
O homenageado Antonio Borges da Costa, se pronunciou em nome dos demais, com as seguintes palavras: “Foi com imensa surpresa e satisfação que recebi a notícia dessa homenagem do Sindcont-SP, Casa da qual me orgulho muito em pertencer. Meu ingresso ao Sindicato ocorreu em março de 1962, na gestão do saudoso Emílio Bachi. Na década de 1960 fui um frequentador assíduo das reuniões das quartas-feiras do Centro de Estudos, as quais me proporcionaram muito conhecimento da profissão. E ainda tive a oportunidade de conviver com grandes contadores da época, como o professor Armando Aloe, quero destacar a importância desta Casa na vida de todo contabilista que procura conhecimento para alcançar a excelência profissional. Expresso os meus agradecimentos e parabenizo a todos os colegas que receberam o Título nesta data”.
Já foram agraciados com o Título Associado Emérito Hatiro Shimomoto as seguintes personalidade:
Antonio de Oliveira Rego, no ano de 2021, com 57 anos de contribuições; João Batista Grecco, em 2021, com 64 anos de contribuições; Arthur Verna, em 2021, com 66 anos de contribuições; Domingos Orestes Chiomento, em 2022, com 58 anos de contribuições; Walter Arnaldo Andreoli, em 2022, com 59 anos de contribuições; Zoilo de Souza Assis, em 2022, com 70 anos de contribuições; Emmerich Kecur, em 2023, com 78 anos de contribuições; Wilson Bento, em 2023, com 69 anos de contribuições; e Victor Domingos Galloro, em 2023, com 58 anos de contribuições.
Encerramento:
Ao encerrar o momento de comemorações e homenagens, bem como fazer o fechamento da 13ª Semana Paulista da Contabilidade, o presidente da Casa do Saber Contábil, Claudinei Tonon, fez uma breve resumo das atividades da Semana, e falou sobre o Centro de Estudos, além de render seus cumprimentos aos homenageados.
Como todos sabemos o sucesso nunca vem sem muito trabalho, e esta 13ª edição foi planejada com antecedência e dedicação pela nossa Diretoria, que trabalhou neste evento desde abril passado, definindo temas e palestrantes específicos, com o propósito de atender à necessidade constante de atualização dos profissionais da Contabilidade, sobre a Reforma Tributária e seus desdobramentos. Parabéns a todo o nosso corpo diretivo, e aos colaboradores do Sindcont-SP, na pessoa do gerente Sérgio Martinez, bem como a conselheiro Marly Monesso que esteve conosco durante todo o período de realização do evento.
Parabéns ao nosso Centro de Estudos! Que venham muitos anos de mais aprendizado e realizações!
Patrocinadores e apoiadores
A 13ª Semana Paulista da Contabilidade conta com o patrocínio Ouro da BDO Brazil; Prata do Instituto Paulista de Contabilidade-IPC e da Trevisan Escola de Negócios; e Bronze da ConferIR, e o apoio institucional do CRCSP; Fecontesp; APEJESP; Sescon-SP; Aescon-SP; Ibracon – 5ª Seção Regional; APC; Anefac, ACSP, Sincoar, Sindcont de São Roque e Sincop .
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde De León
De León Comunicações
Fotos: Comunicação do Sindcont-SP