No dia 18 de dezembro, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP realizou a ultima transmissão do ano de 2020, com o Encontro de Peritos para debater o tema “Normas técnicas do Perito e da Perícia: principais adaptações para alinhamento e harmonização com o Código de Processo Civil/2015”.
O encontro teve a participação de Suely Gualano Bossa Serrati, que é contadora, perita contadora judicial; membro da Comissão do Conselho Federal de Contabilidade – CFC; Conselheira Fiscal da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp; Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP Gestão 2020-2021 e professora do curso de Pós-graduação em Perícia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fecap; e Emerson Nogueira Sales, contador, perito contábil; doutorando em Ciências Contábeis; mestre em Ciências Contábeis; pós-graduado em Perícia, em Contabilidade e Finanças e em Metodologia do Ensino Superior; Professor-pesquisador na pós-graduação da FECAP e coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Perícia e em Auditoria & Controles Internos da FECAP.
A mediação da atividade ficou sob responsabilidade dos presidentes do Sindcont-SP e da Apejesp, Geraldo Carlos Lima e José Vanderlei Masson dos Santos, respectivamente.
De acordo com Geraldo Carlos Lima, presidente do Sindcont-SP, a Entidade manteve seus serviços ininterruptos. Lima relembrou as diversidades enfrentadas no início da pandemia da Covid-19 e como o Sindicato se adaptou e deu o seu melhor para continuar exercendo a sua missão de proporcionar aprendizado contínuo.
“Para quem deseja iniciar na perícia, esse é ponto de partida, conhecer as normas do perito e da perícia contábil. Essa palestra é um material rico de detalhes para fomentar o dia a dia no trabalho, visto que as normas estão sendo sempre atualizadas” disse o presidente do Sindcont-SP.
Geraldo Carlos Lima ainda falou que 2021 será um ano de muita alegria, que mesmo com 101 anos o Sindicato está cada dia mais jovem e cheio de novidades. O presidente da Entidade garantiu uma serie de lançamentos e relançamentos, para começar o ano com boas notícias.
José Vanderlei Masson dos Santos ressaltou sua satisfação em participar desse evento que encerra um ano muito produtivo, apesar de toda dificuldade.
“A Classe Contábil se reinventou principalmente na educação continuada, nunca tivemos um ano tão produtivo e de grande conhecimento”, afirmou Masson.
Entre os assuntos abordados na live, os especialistas discorreram sobre as NBCs PP 01 e TP 01 (R1), para o perito contábil e também a Lei nº 13.105/2015, do Código de Processo Civil.
Suely Gualano Bossa Serrati apresentou um pouco do histórico da Norma Profissional do Perito Contábil, o objetivo, alcance, responsabilidade ética, habilitação profissional, zelo e o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis.
Segundo Serrati, o objetivo da Norma Profissional é estabelecer diretrizes inerentes à atuação do contador na condição de perito e as regras de conduta profissional.
“O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis é um importante diferencial para constar no currículo do profissional , significa uma chancela de qualidade, pois exige que os peritos inscritos cumpram 40h durante o ano, no Programa de Educação Profissional Continuada – PEPC, excepcionalmente em 2020 foram exigidas apenas 20h.
Em contrapartida, Emerson Nogueira Sales, esclareceu o objetivo da Norma da Perícia Contábil, que estabelece diretrizes e procedimentos técnico-científicos a serem observados pelo perito, quando da realização de perícia contábil, no âmbito judicial e extrajudicial.
De acordo com Sales, a perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e parecer pericial contábil.
A Casa do Saber Contábil fecha o ano de 2020 com um debate enriquecedor, de muito aprendizado e atualização, a live do Grupo de Perícia contou com cerca de 200 visualizações e está em análise para pontuar no PEPC do Conselho Paulista.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Bruna Lyra Raicoski
Edição: Lenilde De León