Representando o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo-Sindcont-SP, Claudinei Tonon, o diretor suplente e presidente do Centro de Estudos e Fisco-Contábeis-CEDFC da Entidade, Denis de Mendonça, participou de uma reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e do Sebrae-SP, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, no dia 27 de fevereiro de 2024, onde se discutiu políticas públicas municipais que podem impulsionar o ambiente empreendedor.
A ideia é gerar emprego, renda e desenvolvimento nas 645 cidades paulistas. Assim, identificando e mapeando as propostas do setor contábil e empresas, o passo seguinte é levar as propostas aos candidatos nas eleições municipais que ocorrem este ano.
A mesa solene do evento foi composta pelos presidentes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado Itamar Borges; do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, responsável pela Secretaria Executiva da Frepem; e da Junta Comercial do Estado de São Paulo-Jucesp, Márcio Shimomoto e o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey.
Segundo Itamar Borges, a mobilização visa o engajamento dos diversos atores da sociedade paulista na construção de um ambiente mais propício ao empreendedorismo. Na ocasião, o parlamentar destacou a importância da iniciativa em um momento crucial para o futuro do Estado: “As MPEs são a base da nossa economia, responsáveis por grande parte dos empregos e da renda gerada. É fundamental que os próximos gestores permeiem suas ações alinhadas ao desenvolvimento do ambiente empreendedor local”, afirmou.
Representantes de aproximadamente 40 instituições participaram da reunião, apresentaram propostas e manifestaram apoio à iniciativa. Entre elas destacam-se a Associação Comercial de São Paulo-ACSP, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-Fiesp, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo-FecomercioSP, Fecomerciários, Sescon-SP, Agência São Paulo de Desenvolvimento-Adesampa, Aliança Empreendedora, APM, Centro de Inovação, Empreendorismo e Tecnologia-Cietec, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, DesenvolveSP, Centro Paula Souza, Ordem dos Advogados do Brasil-OAB SP, Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT, Banco do Povo, prefeituras municipais de São Caetanos e Bocaina, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-Sescoop, Organização das Cooperativas do Brasil-OCB, Unesp, Auspin, Cebrasse, Fecontesp; ILP/Alesp, Apas, Uvesp, Unicamp, além de especialistas.
Texto: Danielle Ruas
Edição: Lenilde Plá de León