O que fazer com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) quando a operação envolve mais de uma empresa? Esta foi a pergunta respondida na noite da terça-feira (29), no segundo dia do 30º Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade – Epac.
A atividade é realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid.
O tema tratado na noite foi a “Substituição Tributária do ICMS”, abordada pelo contador Ailton Barboni.
O profissional explicou aos alunos em que ocasiões é necessário fazer a substituição tributária, bem como o que é preciso levar em conta neste processo.
Lembrando que a ST é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.
O palestrante foi apresentado pelo diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, que apresentou aos participantes o Sindicato, seus benefícios e atribuições.
Programação
O 30º Epac continuará até a próxima quinta-feira (31), com diversas palestras e uma reunião especial do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP.
Nesta quarta-feira (30), haverá uma reunião especial do Dentro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, na Unicid.
O Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Contabilidade tem por objetivo levar conhecimentos acerca da prática contábil para os estudantes da área. Desta forma, possibilitando o acesso destes alunos a informações levadas pelos profissionais que já têm anos de prática.
Logo, complementando os conhecimentos dos participantes para melhor prepará-los para o mercado de trabalho.
Fonte: Katherine Coutinho
Edição: Lenilde De León