Uma Entidade forte é feita por pessoas que se dedicam a ela e que acreditam em seu propósito de tornar a Contabilidade uma profissão mais forte. Por isso, neste ano em que o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP completa 100 anos da sua fundação, trazemos a história de profissionais que contribuíram para esta história.
Entre elas, está Teresinha Maria de Brito Koide.
Técnica em Contabilidade, graduada em Administração de Empresas; Teresinha representa os muitos profissionais que atuam no ABC Paulista.
Moradora de São Bernardo do Campo, a profissional escolheu a cidade para chamar de lar e para abrir a sua própria empresa, a LTC Serviços Contábeis, após 11 anos de trabalho nas áreas contábil, administrativa e financeira da Mangels Industrial.
Mas, além da sua atuação profissional de grande qualidade, Teresinha sempre acreditou que poderia fazer mais pela Contabilidade. E foi isso o que a motivou a ingressar nas entidades contábeis de São Paulo.
De 2004-2007, a profissional foi diretora suplente do Sindicato dos Contabilistas de Santo André – Sincosa. De 2006-2008, atuou como Conselheira Fiscal Suplente na Associação dos Escritórios Contábeis de Santo André – AESCSA.
Koide ainda coordenou o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP em São Bernardo do Campo de 2011 a 2014. Até que passou a ser vice-diretora Financeira do Sindcont-SP, na gestão 2014-2016; e diretora Secretária da Entidade na gestão 2017-2019.
“No início da minha vida profissional, comecei a procurar amparo para minhas questões do cotidiano e então fui informada da existência do Sindcont-SP através do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP. Aqui eu encontrei meio Porto Seguro para minhas tomadas de decisões. O Sindcont sempre será uma peça fundamental na minha vida profissional”, relata a empresária contábil.
Teresinha conta que ser diretora, por sua vez, é desafiador e gratificante. “Apesar de tamanha responsabilidade que vem junto com a função, o trabalho é muito contagiante. Serei eternamente grata pela oportunidade que recebi”.
Para os próximos anos da Entidade, a expectativa é que ocorram muitas mudanças, entre elas o aumento no incentivo à capacitação dentro da formação acadêmica dos graduados e graduandos em Ciências Contábeis. “Devemos concentrar maiores esforços para conquistar mais espaço junto as faculdades. Podemos, inclusive, pleitear que desde o Ensino Médio a Contabilidade integre a grade curricular, para a formação de um profissional com conscientização da importância da participação em suas entidades e órgãos de classe. Acredito que com esse conjunto de esforços teremos profissionais mais realizados e felizes”, opina a profissional.
Texto: Katherine Coutinho
Fotos: Ascom Sindcont-SP
Edição: Lenilde De León