Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (05) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) por meio do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce) revelou um crescimento médio de 14,1% nas vendas de julho dos shopping centers de todo o Brasil na comparação com o mesmo mês de 2021. Em relação ao desempenho do período pré-pandemia, as vendas de julho mostraram crescimento de 17%, sendo a terceira elevação consecutiva mensal nessa métrica.
Do ponto de vista regional, os destaques no mês em relação a julho de 2021, foram: Centro-Oeste (15,3%), Sul (15%), Nordeste (14,8%), Sudeste (13,7%) e Norte (9,3%). Apesar do cenário macroeconômico caracterizado por inflação em alta e queda no rendimento das famílias brasileiras, o ticket médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 122,62 em julho, enquanto o das lojas de rua foi de R$ 87,61.
FLUXO
A alta no comércio dos shoppings coincide com a recuperação no fluxo de visitantes do setor. O levantamento apontou que, em julho, foi registrado um acréscimo de 23,4%, em relação ao mesmo período de 2021.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, os índices de confiança do consumidor divulgados recentemente trazem perspectivas otimistas para os empreendimentos.
“O arrefecimento da inflação, melhoras nas vagas de emprego e outras medidas governamentais acabam impactando favoravelmente na intenção de compra do consumidor. Aliado a isso temos a crescente recuperação no fluxo de visitantes, o que colabora para as estimativas positivas em relação ao segundo semestre, marcado por importantes datas comemorativas, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, essa última a data comercial mais importante para o comércio”, afirmou o executivo.
Fonte: Diario de Pernambuco