O penúltimo dia da Semana da Saúde, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, trouxe uma abordagem sobre a “Alimentação Saudável e Equilibrada”, apresentada pela MBA em Comportamento Alimentar, Bianca Correia Dias Costa.
A atividade de orientação ocorreu nessa quarta-feira, 25 de outubro, juntamente com o tradicional fórum de atualizações. O evento foi transmitido no canal do Sindcont-SP no YouTube.
O comando foi iniciado pela presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, Rosane Pereira, que passou a palavra para o presidente Claudinei Tonon, que destacou a alegria de realizar a semana da saúde “aonde estamos dedicando 30 minutos do nosso tempo para acompanhar dicas e orientações, no intuito de chamar atenção para nossa saúde, mas com ênfase em cuidar não apenas dos nossos clientes e dos estudos voltados para as mudanças tecnológicas e tributárias, mas também, para nossa saúde e da família. Buscamos trazer especialistas, além de ampliar esse espaço para abranger diversas áreas e cuidados que devemos ter no dia a dia”, enfatizou o líder setorial, ao dar boas-vindas a palestrante. O vice-presidente, José Roberto dos Anjos, também acompanhou o encontro.
O vice-presidente do CEDFC, Denis de Mendonça, ficou responsável em ler o currículo da nutricionista e passou o comanda da atividade para ela.
Bianca Correia falou em sua apresentação sobre comportamento alimentar, nutrientes, alimentação equilibrada, entre outras dicas para o bem-estar “o comportamento alimentar e como você se comporta com a comida, vem de encontro a realidade de cada paciente”, disse ela, ao iniciar sua explanação.
Em uma verdadeira consulta coletiva virtual, a especialista indagou os participantes sobre como anda a alimentação dos contadores e quem já foi atendido por uma nutricionista. Cada um compartilhou suas experiências e trocaram informações sobre o que é verdade ou mito.
“Quem manda é o paciente, dieta pronta não funciona, pois trabalho com a patologia de cada um”, explicou ela, ao falar das rotinas dos contabilista e todo o estresse que o trabalho já traz “a ideia é tirarmos esse mito da dieta e trazer outras percepções, já que a nutrição é para abrir um leque e não para fechar, porque geralmente falam para vocês que não é para tomar álcool, comer frituras, entre outras proibições, portanto, nós, como especialistas, devemos entender a vida do indivíduo além da profissão, para depois entender as necesseidade e situações”.
Para testar o conhecimento das habilidades relacionadas a alimentação, Bianca trouxe um teste que ela utiliza habitualmente em suas consultas e palestras, para avaliar o nível dos participantes “todas as áreas das nossas vidas influenciam a nossa alimentação”, disse ela, ao iniciar a brincadeira “por exemplo, se eu estiver com a alta estima baixa, isso vai afetar a minha alimentação, da mesma forma no amor, no equilíbrio, entre outras situações”, finalizou, ao solicitar os contadores para preencherem o gráfico, que tem como intuito nortear a alimentação como um todo.
CEDFC
Após apresentação da Semana da Saúde, os diretores e membros do CEDFC iniciaram o fórum de debates, lendo a manchete da semana, que traz um resumo dos principais destaques dos Diários Oficiais do Brasil, Estado e Município, além de responder o leque de dúvidas dos associados e apresentar as últimas notícias da semana.
Ao final, Bianca Costa recebeu um certificado de participação da Semana da Saúde, que encerra nessa quinta-feira (26) com um debate de orientação sobre o Câncer de Mama, que terá a explanação da coordenadora de Comunicação e Marketing do Instituto Protea, Mônica Cavalcante.