A tributação internacional é um campo dinâmico e desafiador que requer uma abordagem estratégica e informada”, destacou o painelista, Daniel Teixeira Prates, na tarde desta segunda-feira, 9, durante o painel “Desafios da tributação de transações internacionais”, realizado no auditório Blumenau, durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC).
Durante a sua fala, Daniel ressaltou alguns conceitos e as implicações legais relacionados a esses tributos para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e evitar problemas com autoridades tributárias.
“Os negócios internacionais são fortemente afetados pela carga tributária de cada país e por acordos transnacionais. Entender esses impactos nas transações entre países é de vital importância para fundamentar as decisões corporativas, sobretudo diante das novas ações desenvolvidas pela OCDE para reduzir a evasão fiscais relacionadas ao BEPS (Base Erosion and Profit Shifting)”, pontuou.
Já o painelista Márcio Oliveira falou sobre as novas regras de preço e transferência no Brasil, e explicou sobre essa tributação. “Uma análise de preço de transferência deve começar por identificar as relações comerciais financeiras entre as partes relacionadas envolvidas, assim como as condições e circunstâncias economicamente relevantes da transação que está sendo observada”, ressaltou.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”!