O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis. Esse e outros assuntos foram tratados no 13º painel do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC).
De acordo com o palestrante Osvaldo Zanetti Favero Junior, a fraude abala o mercado e gera falta de confiança no profissional. Entre as ações que levam um indivíduo a cometer o erro podem estar efeitos matemáticos e erros na aplicação e, inclusive, na interpretação incorreta de fatos.
Além disso, os incentivos pessoais, status sociais e uma supervisão comprometida podem gerar esses problemas. “Infelizmente o tema só se torna preocupante quando é abordado na imprensa como escândalo. Nossa profissão não tem abordado o assunto como deveria. Precisamos evoluir na profissão”, ressalta o palestrante Fernando Dal-Ri Murcia.
Favero ainda alerta que “o pagamento baseado em performance em conjunto de governança operacional reduz significativamente a propensão de ocorrência de fraude”.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Fonte: CFC