
Retenção de 10% sobre dividendos chega à Justiça e abre debate sobre distorção na cobrança do imposto
1 de setembro de 2026
Responsabilidade do contador: até onde vai o dever de orientação ao cliente?
1 de setembro de 2026Setembro traduz um momento especialmente dinâmico para o Sindcont-SP. Novos projetos, encontros, conhecimento, representatividade institucional e iniciativas inéditas mostram uma entidade que acompanha as transformações da Contabilidade e cria novos caminhos para estar cada vez mais próxima dos profissionais.
Movimento pode significar sair do lugar. Mas, para uma entidade com mais de um século de história, significa também saber evoluir sem perder aquilo que a trouxe até aqui.
O mês de setembro materializa esse movimento no Sindcont-SP. Em poucas semanas, diferentes iniciativas conectam passado, presente e futuro: a estreia de uma feira voltada aos profissionais, mais uma edição da Semana Paulista da Contabilidade, os 77 anos do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis, a celebração do Dia do Contador e uma iniciativa inédita que literalmente coloca a classe em movimento pelas ruas de São Paulo.
Mais do que uma agenda intensa, o conjunto dessas ações revela uma entidade que amplia suas formas de atuação.
Movimento para inovar
No dia 17 de setembro, o Sindcont-SP abre as portas para a primeira edição da ExpoContPro, inaugurando um novo formato de relacionamento com os profissionais.
A feira nasce com uma proposta B2C, aproximando contabilistas, administradores, economistas, profissionais do Direito e estudantes de empresas, produtos, serviços, tecnologias e soluções que fazem parte de sua vida profissional e pessoal.
Mais do que realizar um novo evento, a iniciativa representa a disposição do Sindicato para experimentar formatos, criar conexões e responder a um profissional que também está mudando.
E será justamente a ExpoContPro que dará início à 15ª Semana Paulista da Contabilidade, ampliando esse movimento por meio do conhecimento.
Movimento para compartilhar conhecimento
Ao longo da Semana Paulista, especialistas e profissionais estarão reunidos para discutir questões que já impactam o presente da profissão, passando por Inteligência Artificial, ética profissional, NR-1, perícia contábil, desenvolvimento profissional e novas competências.
O encontro reforça uma vocação que acompanha o Sindcont-SP há décadas: utilizar a educação continuada como instrumento de desenvolvimento da classe.
Essa história ganha significado ainda maior em setembro, quando o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis completa 77 anos.
São gerações de profissionais reunidas em torno de uma ideia que permanece atual: a Contabilidade evolui quando o conhecimento circula. Celebrar essa trajetória é reconhecer quem ajudou a construí-la, mas também olhar para os profissionais que continuarão esse trabalho nas próximas décadas.
Movimento para representar
O Sindcont-SP também tem ampliado sua presença para além de sua sede.
A participação institucional em encontros e espaços estratégicos — como a celebração dos 91 anos do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT), eventos de entidades parceiras e espaços de interlocução como os conselhos da Associação Comercial — reforça uma atuação voltada à aproximação com instituições públicas, entidades empresariais e representantes da sociedade.
Estar nesses ambientes significa manter a Contabilidade presente onde temas relevantes são debatidos, relações institucionais são construídas e diferentes setores se encontram.
É uma dimensão menos visível da atuação de uma entidade, mas fundamental para sua representatividade.
Movimento para valorizar quem faz a Contabilidade
No dia 22 de setembro, o Dia do Contador acrescenta outro significado a esse calendário.
Em meio a tantas discussões sobre Inteligência Artificial, Reforma Tributária, digitalização e novos modelos de trabalho, a data convida a voltar o olhar justamente para quem está no centro dessas transformações: o profissional.
Valorizar a Contabilidade significa preparar seus profissionais para o futuro, defender sua relevância, criar oportunidades de desenvolvimento e fortalecer o sentimento de pertencimento a uma classe.
E movimento também é movimento
Para fechar setembro, no dia 27, o conceito sai do campo simbólico e chega às ruas com a 1ª Caminhada e Corrida dos Contabilistas.
Com caminhada de 3 quilômetros e corrida de 6 quilômetros, a iniciativa acrescenta saúde, convivência e qualidade de vida à agenda institucional, aproximando associados em um contexto diferente daquele dos cursos, palestras e encontros profissionais.
É também uma demonstração de que uma entidade contemporânea pode olhar para o profissional de maneira mais ampla: carreira importa, conhecimento importa, representatividade importa — mas saúde, relações e bem-estar também.
Uma entidade em permanente construção
Da tradição de um Centro de Estudos que chega aos 77 anos ao pioneirismo da primeira ExpoContPro; dos debates da Semana Paulista às relações institucionais construídas fora da sede; da valorização do contador à primeira corrida da categoria, setembro apresenta diferentes expressões de um mesmo movimento.
O Sindcont-SP se movimenta porque a Contabilidade também se movimenta.
E talvez esse seja um dos maiores desafios de uma instituição centenária: não apenas acompanhar as transformações de sua profissão, mas continuar criando razões para que diferentes gerações de profissionais queiram fazer parte dela.
Em setembro, esse movimento poderá ser visto nas salas de aula, nos debates, na feira, nos encontros institucionais e até pelas ruas de São Paulo.
Porque uma entidade permanece relevante não apenas pela história que preserva, mas pela capacidade de continuar construindo a próxima.




