Grande parte das atividades exercidas por um contador podem ser feitas remotamente, no chamado home office. Mas os impactos da pandemia de Covid-19 (coronavírus) são ainda mais extensos, dificultando também o trabalho destes profissionais, especialmente se os seus clientes forem afetados pela doença.
Por isso, no dia 18 de março, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC solicitou a prorrogação ou, até mesmo, a suspensão dos prazos de cumprimento das obrigações tributárias junto à Receita Federal, por meio do Ofício n.º 347/2020.
No documento, o Conselho destaca os impactos da pandemia de coronavírus na saúde financeira e econômica das empresas, principalmente, nos pequenos negócios “que por não disporem de capital de giro suficiente para o enfrentamento de crises, estão sendo afetados diretamente com a queda no faturamento de suas receitas e, consequentemente, estão tendo comprometidas a honradez no pagamento de seus funcionários e na liquidação de impostos devidos”.
O texto ainda destaca a dificuldade que os contadores estão enfrentando para o exercício pleno da profissão. Isso porque as medidas de prevenção e combate à doença incluem limitação de circulação e contato social, o que impede a obtenção e preparo das informações necessárias para serem enviadas ao Fisco.
O CFC finaliza o texto ressaltando que acredita ser responsabilidade do Governo e das entidades unir forças em prol de iniciativas que contribuam para superação desse momento de crise, com os menores impactos possíveis, “propiciando a preservação da saúde financeira das empresas e, nesta solicitação em especial, a integridade da atuação dos profissionais da Contabilidade no desenvolvimento de suas atividades”, pontua.
ASSESSORIA
DE LEON COMUNICAÇÕES
Texto: Katherine Coutinho, com informações do CFC
Edição: Lenilde De León