O Conselho Federal de Contabilidade – CFC aprovou o CTG 09, que trata sobre a Correlação à Estrutura Conceitual Básica do Relato Integrado.
De acordo com a norma em referência, “a orientação descreve a visão de longo prazo de um mundo em que o pensamento integrado está enraizado nas principais práticas de negócios dos setores público e privado, facilitado pelo Relato Integrado como padrão para relatórios corporativos. O ciclo de pensamento e relato integrado, que levam à alocação eficiente e produtiva de capital, funciona como força para conferir estabilidade financeira e sustentabilidade”.
Neste sentido, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP destaca os seguintes pontos:
– Relato Integrado é um relato conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor a curto, médio e longo prazos.
– O objetivo desta orientação é determinar os princípios de conteúdo que sirvam de base para o Relato Integrado, bem como para explicar os conceitos fundamentais que os sustentam.
– Esta referência considera, principalmente, o setor privado e empresas com fins lucrativos de qualquer porte, mas pode ser aplicada e adaptada, conforme necessário, para organizações do setor público e sem fins lucrativos.
– O CTG 09 constata as informações a serem incluídas no Relato Integrado para uso na avaliação da capacidade de a organização gerar valor e não estabelece padrões referenciais (benchmarks) para aspectos como a qualidade da estratégia da organização ou o nível de seu desempenho.
– Por fim, com o Relato Integrado em mãos, os provedores de capital financeiro terão informações relevantes, sejam elas financeiras ou de outra natureza.
O CTG 09 passa a produzir efeitos a partir de 1° de janeiro de 2021.
Para saber mais, acesse a Norma Brasileira de Contabilidade CTG CFC nº 9/2020, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2020.